Umas das novidades da temporada 2023 do vôlei de praia nacional começará nesta semana. A partir desta sexta-feira (28/7), Natal (RN) recebe a primeira Copa Regional, disputa que classifica a dupla campeã de cada gênero para uma etapa do Aberto do Circuito Brasileiro a ser definida.
Até o fim da temporada, estão previstas sete Copas Regionais. A competição em Natal reúne duplas de Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte – o Piauí optou por não participar. A Federação de cada Estado indica duas parcerias para o torneio principal, que reúne 12 equipes em cada gênero, e duas para o qualifying. Dos atletas indicados, é obrigatório que no mínimo a metade seja da categoria sub-23.
– O Sistema Nacional de desenvolvimento amplia o alcance do vôlei de praia e torna a modalidade mais sustentável. O calendário integrado reúne cerca de 70 competições, com foco na descoberta de novos talentos, no desenvolvimento e na excelência. Os Campeonatos Estaduais, as Copas Regionais e o Circuito Brasileiro estão agora conectados, com mais oportunidades de acesso para os jogadores. Com a Copa Regional, por exemplo, o atleta pode ganhar uma vaga para a fase principal do Aberto sem precisar se distanciar muito de seu local de origem. Além disso, a presença obrigatória de atletas sub-23 é mais um incentivo para o desenvolvimento de jovens que se destaquem em seus Estados – explica Jorge Bichara, diretor técnico da CBV.
CALENDÁRIO DAS COPAS REGIONAIS
Nordeste 1 – Ceará, Paraíba, Piauí e Rio Grande do Norte – 28 a 30 de julho, em Natal (RN)
Nordeste 2 – Alagoas, Bahia, Pernambuco e Sergipe – 11 a 13 de agosto, em Recife (PE)
Norte 1 – Acre, Amazonas, Rondônia e Roraima – 6 a 8 de outubro, em Rio Branco (AC)
Norte 2 – Amapá, Maranhão, Pará e Tocantins – a definir
Centro-Oeste – Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul – a definir
Sudeste – Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais – a definir
Sul – Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul – a definir