A três meses do início dos Jogos Olímpicos do Japão – marcados para acontecer a partir de 23 de julho – o primeiro-ministro japonês, Yoshihide Suga, decretou nesta sexta-feira Estado de Emergência em Tóquio para conter o avanço do coronavírus. A medida entrará em vigor no próximo domingo e durará até 11 de maio, véspera da visita do presidente do COI (Comitê Olímpico Internacional). Thomas Bach ao país dos Jogos.
Durante esse período, bares, restaurantes e locais que vendem bebida alcóolica deverão ficar fechados. Cinemas e Lojas de departamento também. Eventos esportivos não poderão ter público.
Na semana passada, um dos homens fortes do Partido Liberal Democrático do Japão – que está no poder -, Toshihiro Nikai, admitiu que os Jogo poderão ser cancelados, se o número de casos de coronavírus no país continuarem subindo:
– Precisamos cancelar sem hesitação se eles (os Jogos) não forem mais possíveis. Se os contágios se propagarem por causa das Olimpíadas, não sei para que servem as Olimpíadas. Teremos de tomar uma decisão – disse.
O Japão total, país de 126 milhões de habitantes tem cerca de 556 mil casos e 9.805 mortes pelo covid-19 desde o início da pandemia, segundo dados da Universidade Johns Hopkins.