Com a sensação de como se fosse a primeira vez, o oposto Abouba se apresentou à Seleção Brasileira na última segunda-feira (22). Na cidade de Saquarema (RJ), o atleta treinará de olho na Liga das Nações. Antes, o jogador de 29 anos até tinha sido convocado, mas em uma lista “alternativa” do técnico Renan Dal Zotto.
– Existe um frio na barriga de expectativa porque eu meio que considero essa como a minha primeira convocação. A do Pan-Americano no Peru, em 2019, era o time B, e a do Sul-Americano estava chegando pós-Olimpíada – destacou Abouba.
A Liga das Nações começa no dia 6 de junho. O Brasil, porém, só estreia no dia seguinte, contra a Alemanha. Já no dia 8 de junho, a Seleção enfrenta a Argentina. Dois dias depois, o adversário será Cuba. Já no dia 11, o desafio será contra os Estados Unidos.
Nesta primeira fase, todos os compromissos do Brasil e Abouba serão em Ottawa, no Canadá. Já na semana 2 da Liga das Nações, o Brasil encara Bulgária, Japão, Eslovênia e França, entre 20 e 25 de junho, na cidade de Orleans, na França.
Já a fase 3 acontecerá em Pasay, nas Filipinas. Entre 4 e 8 de julho, os adversários de Abouba e companhia serão Itália, Holanda, Polônia e China. A fase final da competição será na Polônia, de 19 a 23 de julho. É lá que Abouba pretende estar no período.
– Desta vez, estou no início da temporada e mais preparado fisicamente para brigar por vaga. Sempre foi o meu sonho jogar pela Seleção e retornar me deixa muito motivado – completou Abouba.
O oposto fez sua melhor temporada na carreira, pelo Tours, da França. Abouba quase superou a pontuação dos dois períodos em que jogou o campeonato italiano pelo Vibo Valentia (2019/2020 e 2020/2021). Na época, somou 569 pontos. No Tours, só em 2022/23, ele somou 546 bolas no chão.
– Joguei em um campeonato muito equilibrado, entre os melhores da Europa, conquistando os dois títulos nacionais, além de ter chegado nas quartas de final da Champions League. Estou muito feliz porque conseguimos fazer uma temporada incrível e inesquecível – concluiu Abouba.