A etapa de Aracaju do Circuito Brasileiro de vôlei de praia, que começa nesta quarta-feira e segue até domingo, não terá apenas grandes jogos na arena montada na Praia de Atalaia. Junto da disputa esportiva, diversas ações para aproximar fãs e atletas estão agendadas durante a semana, incluindo também atividades solidárias, como arrecadação de alimentos não perecíveis e cadastro para doadores de medula óssea.
Na lista de atividades, três acontecem fora da arena, na próxima quinta-feira. A primeira delas será às 14h, com visita das duplas Tainá/Victoria (SE/MS) e Jô/Bruno de Paula (PB/AM) ao Grupo de Apoio à Criança com Câncer (Gaac).
Horas depois, às 16h, as duplas Andressa/Vitoria (PB/RJ) e Matheus Maia/Eduardo Davi (RJ/PR) participam de sessão de autógrafos e distribuição de camisas no Shopping Jardins.
Outra atividade que aproxima atletas e público será a palestra para universitários dos cursos de Nutrição e Educação Física. Ela acontece às 19h, na Faculdade Unit, com presença das duplas Juliana/Josi (CE/SC) e Fernandão/Harley (ES/DF), que trarão a experiência do esporte de alto rendimento aos estudantes, também distribuindo fotos e autógrafos.
Já na arena, outras atividades visam deixar um legado para a capital sergipana. Apesar da entrada ser gratuita, o público poderá colaborar doando 1kg de alimento não perecível. A coleta acontece durante todos os dias de competição, no portal de entrada do público, e será arrecadado pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Aracaju.
O Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) também terá um posto avançado na arena para realizar o cadastro de doadores de medula óssea, além de trabalho educativo sobre a importância da doação de sangue. O cadastro, onde é necessário realizar coleta de 10 ml de sangue, acontece de sexta-feira a domingo, nos períodos matutino e vespertino.
A ação para ampliar o número de doadores de medula já havia sido realizada nas etapas de João Pessoa (PB) e Maceió (AL), em janeiro e fevereiro, alcançando ótimos resultados.
A Secretaria Municipal de Saúde também terá posto na entrada do evento oferecendo de maneira gratuita a vacinação tríplice viral, aferição de pressão e medição de glicose. Por fim, uma escolinha de vôlei de praia para crianças das redes municipal, estadual e da AABB (Associação Atlética Banco do Brasil) acontecerá na sexta-feira, às 9h.