Aos 20 anos, o ponteiro Adriano é o caçula do grupo convocado pelo técnico Renan Dal Zotto para o início dos trabalhos da Seleção Brasileira masculina de vôlei. Apesar da pouca idade, o jogador do Vôlei Renata já coleciona títulos. Em setembro de 2021, em sua primeira experiência na seleção principal, foi campeão sul-americano. Em dezembro, com o time sub-23, veio a medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos da Juventude, em Cali (COL). Neste início de ciclo olímpico, Adriano busca novas oportunidades para brilhar com a camisa do Brasil. Nesta quinta-feira (2/6), ele estará em quadra no primeiro dos dois amistosos preparatórios para a Liga das Nações. A partida é às 21h30, no Ginásio do Sesi Taguatinga, com transmissão do Sportv2.
– Tenho participado da seleção masculina adulta desde o segundo semestre do ano passado, quando disputei o Sul-Americano também aqui em Brasília. Essa conquista e a dos Jogos Pan-americanos Júnior me deram clareza de que, de fato, estou começando a minha carreira na seleção brasileira – comemora Adriano.
A motivação de Adriano para os amistosos contra o Japão e para a primeira etapa da Liga das Nações, entre os dias 7 e 12, em Brasília (DF), está logo ao lado: os ídolos que viraram companheiros.
– Este início de ciclo olímpico é tempo de renovação, quero aproveitar esta temporada para evoluir. Trocar o máximo possível com os que estão aqui, como Bruninho, Lucão e Lucarelli, que são campeões olímpicos. Quero assumir minha responsabilidade dentro e fora de quadra, como parte desta seleção. Aproveitar este tempo para alicerçar minha carreira, que está apenas no início. Sei que este será um período muito importante para o meu presente e para o meu futuro – diz Adriano, que nos Jogos Pan-Americanos Júnior foi eleito o melhor jogador (MVP) e ficou com o prêmio de melhor saque.
– Tudo ainda é novo para mim. Tem momentos em que olho ao redor e me dou conta que estou entre alguns dos melhores atletas do mundo. Vejo ao meu lado grandes jogadores como o Leal, que é uma referência para mim. Com esses momentos, quero me desenvolver e crescer ainda mais neste grupo – concluiu o ponteiro.