O Brasil não terá Alan na primeira rodada dos Jogos Olímpicos de Paris, neste sábado (27/7), diante da Itália, a partir das 8h (de Brasília). O oposto não se recuperou das dores na panturrilha esquerda, que o tiraram de parte do treinamento de quarta-feira.
Alan passou por novos exames e o departamento médico optou por afastá-lo da estreia. Pela confiança na recuperação, o corte foi descartado e ele será reavaliado dia a dia.
Nos amistosos contra a Alemanha, em Metz (FRA) e Saarbrucken (ALE), Alan ficou na reserva do irmão Darlan e deveria começar os Jogos de Paris como opção de Bernardinho. Ele, porém, vinha recebendo elogios por conta das eficientes entradas na inversão do 5-1, pontuando no ataque e no bloqueio.
Sem Alan, o Brasil utilizou o novo regulamento da FIVB para acionar a entrada do 13º jogador, Honorato, o suplente inscrito. A regra inicial foi alterada semanas atrás, permitindo que a troca seja feita e, posteriormente, desfeita caso o atleta lesionado se recupere. É a tendência neste caso, com a melhoria na condição de Alan.
Para ratificar a troca, a delegação brasileira precisou enviar exames feitos pelo oposto para uma validação dos organizadores. Algo que aconteceu nesta sexta-feira.
Por Daniel Bortoletto, em Paris