O Brasil enfrentará, neste sábado (17/6), às 14h, um adversário embalado. Nesta tarde, a Alemanha levou a melhor sobre o Japão por 3 sets a 2, parciais de 25-23, 14-25, 25-22, 20-25 e 15-8.
O resultado deixa brasileiras e alemãs com campanhas muito parecidas até aqui na Liga das Nações feminina (VNL): seis jogos, cinco vitórias e uma derrota. A equipe de José Roberto Guimarães está em vantagem no número de pontos (15 a 13), na quinta colocação. Coincidentemente, o único revés das adversárias de amanhã aconteceu diante da China, líder da competição de forma invicta.
No duelo com as japonesas, a Alemanha apresentou uma mudança tática. O técnico Vital Heynen escalou Hanna Orthmann na saída de rede, deixando Lina Alsmeier e Lena Stigrot como ponteiras.
Alsmeier teve ótimo aproveitamento no passe: 70%. Já Orthmann começou com bom percentual ofensivo, teve uma queda produção no decorrer do duelo, mas voltou a brilhar na parte final, terminando na casa dos 42%. Na pontuação, Orthmann fez 24 pontos, sendo apenas um no saque, uma de suas principais armas. Alsmeier colaborou com 15,
Já o Japão, com apoio da torcida brasileira no Ginásio Nilson Nelson, em Brasília, teve suas ponteiras como maiores pontuadoras: Sarina Koga anotou 24, enquanto Arisa Inoue terminou com 20. Quem foi pouco utilizada mais uma vez foi Mayu Ishikawa, com apenas dois pontos, ambos no saque.
Confira a tabela da Liga das Nações. Brasil x Alemanha terá transmissão no Web Vôlei, com o trio Bruno Souza, Gurja e Daniel Bortoletto.