O América Vôlei derrotou o Denk Maringá por 3 sets a 2, de virada – parciais de 22-25, 21-25, 25-22, 25-20 e 15-13 -, na noite desta terça-feira, no Ginásio Tancredo Neves, em Montes Claros (MG), mas ainda assim decretou seu rebaixamento na Superliga Banco do Brasil Masculina 2019/2020.
Com 15 pontos, o time mineiro é o vice-lanterna e não consegue mais alcançar o Maringá, primeira equipe fora da zona de descenso, com 20 pontos. Falta apenas uma rodada para o encerramento da competição. Com a derrota, o time do Sul deu adeus às chances de disputar uma vaga nos playoffs. O lanterna Ponta Grossa foi o outro time rebaixado na temporada.
A equipe paranaense, que não recebe salários há quatro meses e sofreu com a saída de metade do time ao longo da temporada, por conta da crise financeira, foi para a partida de hoje com apenas sete jogadores – os titulares e o levantador Ricardinho que, aos 44 anos se viu obrigado a voltar a jogar para completar o grupo. Para piorar a situação, o levantador titular Everaldo deixou a quadra no início do duelo, com dores no pé, e Ricardinho entrou. O central Gabriel Bertolini vem jogando de oposto desde o início do ano, quando o time perdeu os opostos Alemão e Lorena.
O levantador Everaldo lamentou a eliminação, mas elogiou a postura do grupo, apesar dos problemas.
– Sou muito orgulhoso desse grupo, desses meninos, com todos os problemas que estamos tendo, são mais de quatro meses de salários atrasado e em nenhum momento ninguém se furtou de jogar, de treinar. Sofremos mais uma derrota por 3 a 2, depois de estar vencendo por 2 a o, infelizmente a parte física pesa, não podemos fazer substituição. Mas é isso. Vamos para o último jogo com garra, com cabeça erguida. Apesar de não termos mais chance de classificação, estamos com a sensação de dever cumprido – disse Everaldo.
O levantador do América, Rhendrick, marcou 7 pontos. Ele foi eleito o melhor em quadra e faturou o Troféu VivaVôlei. O ponteiro Raphael Marcarini, de Maringá, foi o maior pontuador do jogo, com 20 acertos. O destaque do time mineiro foi o central Renan Moralez, com 19 pontos.
O jogo foi válido pela nona rodada do returno. A rodada de encerramento da fase classificatória começa no próximo sábado, com cinco jogos, todos às 21h: Apan Blumenau x Denk Maringá; América s Fiat Minas; Pacaembu Ribeirão x Sesc RJ, Ponta Grossa x Sada Cruzeiro e EMS Taubaté Funvic x Sesi SP. No domingo, encerrando a fase de classificação, o Vôlei UM Itapetininga recebe o Vôlei Renata, às 20h, no Ginásio Ayrton Senna, em Itapetininga (SP). Confira aqui a classificação.
Apenas dois times brigam pela última vaga nos playoffs: O Itapetininga, oitavo colocado, com 24 pontos, e Pacaembu/Ribeirão Preto, nono, com 21.