X

Análise: Gabi faz a diferença na disputa pelo bronze

A capitã Gabi liderou a Seleção Brasileira na dramática vitória sobre o Japão na disputa pela medalha de bronze do Mundial
Autor:

Compartilhe:

Com mais uma grande atuação de Gabi, o Brasil fecha sua participação no Campeonato Mundial feminino de vôlei com a medalha de bronze de peito. Neste domingo (7/9), em Bangkok, na Tailândia, a capitã chamou a responsabilidade mais uma vez e foi decisiva na vitória sobre o Japão por 3 a 2.

Com pouco tempo para digerir a derrota na semi para a Itália, a Seleção teve na camisa 10 um porto seguro nos aspectos técnicos e emocionais. Nos momentos mais difíceis, ela pediu bola para as levantadoras Macris e Roberta. Não à toa saiu de quadra com 35 pontos, sendo 33 deles no ataque em 63 tentativas, um aproveitamento de 52%.

O último ponto também foi emblemático: um bloqueio de Julia Kudiess, o 31º dela nas estatísticas oficiais neste Mundial. Liderança absoluta no fundamento para uma jogadora que no ano passado, por lesão, viu o sonho olímpico virar pesadelo. E agora termina a temporada de seleções como a melhor do planeta nos blocks.

O JOGO

A partida hoje poderia ter sido mais rápida. O Brasil entrou em quadra avassalador e abriu 2 a 0. Mas o Japão teve méritos para reagir. Tsukasa, com apenas 1,59m, veio banco do banco e ajudou a mudar o panorama. E com os levantamentos da reserva as asiáticas viram Ishikawa e Sato crescerem muito no ataque, somando 52 pontos no fundamento. Elas foram para o tie-break e tiveram match point. Certamente mais um bronze perdido deixará uma cicatriz nesta boa seleção japonesa.

Confira outros números disponibilizados pela FIVB:

Números de pontos de ataque
Brasil: 68 (33 de Gabi e 12 de Julia Bergmann)
Japão: 75 (29 de Sato e 23 de Ishikawa)

Pontos de bloqueio
Brasil: 15 (4 de Julia Kudiess, 3 de Rosamaria e 3 de Diana)
Japão: 6 (2 de Yamada e 2 de Sato)

Pontos de saque
Brasil: 5 (2 de Roberta)
Japão: 5 (3 de Sato)

Erros
Brasil: 13
Japão: 26

BRASIL: Roberta (4), Rosamaria (11), Gabi (35), Julia Bergmann (13), Julia Kudiess (10), Diana (9) e Marcelle (líbero). Entraram: Helena, Macris e Kisy (6). Técnico: José Roberto Guimarães.

JAPÃO: Seki, Wada (13), Sato (34), Ishikawa (23), Shimamura (11), Airi e Kojima (líbero). Entraram: Araki, Fukudome, Yamada (3), Tsukasa (1) e Akimoto (1). Técnico: Ferhat Akbas.

 

Tags: BrasilCampeonato MundialGabi

Últimas notícias