O Vôlei Renata ganhou um lugar especial na Clínica IC, do Instituto Compartilhar, em Curitiba. O campeão olímpico e coordenador técnico do time campineiro, André Heller, foi escolhido para abrir o evento anual de capacitação de profissionais que usa o esporte como elemento educacional de transformação.
Para mais de 200 profissionais de educação física e apaixonados pelo esporte, entre eles nomes consagrados como a Fofão e Waleskinha, Heller iniciou o encontro com a palestra Momentos de Ouro, que fala sobre sua carreira e os valores inseridos no esporte.
– Procurei passar outros valores como auto liderança, amor pelo trabalho e trabalho em equipe e como eles estão inseridos dentro da prática esportiva. Deixar o vôlei um pouco de lado. Ter oportunidade de compartilhar sobre como me construí através do esporte é marcante – comentou Heller que ainda complementou.
– Falar não só a respeito da obtenção de resultado, medalha, título, mas o processo pelo qual eu passei através do esporte, da construção de valores e como eu percebi que o esporte me desenvolveu muito além de atleta – disse.
Atletas de alto rendimento
As Clínicas IC são organizadas anualmente pelo Compartilhar para difundir a metodologia do instituto para profissionais da área com aulas práticas e teóricas. Neste ano, além da presença do campeão olímpico André Heller, a programação atravessa a iniciação no esporte e chega até a formação de atletas para o alto rendimento.
– O Instituto Compartilhar é consolidado, sobretudo no que diz respeito a formação de cidadão e seres humanos. Então só de estar aqui é especial. Um curso extremamente importante para nosso esporte. Poder dividir conhecimento e a maneira pela qual eu observo o esporte no que diz respeito a uma plataforma de educação e construção de valores é muito bacana. É uma oportunidade de ouro – acrescentou Heller.
Parceria
Presidido pelo multicampeão Bernardinho, o Instituto Compartilhar é um parceiro importante do Vôlei Renata. Através do projeto Vôlei em Rede, que ensina o esporte no contra-turno das aulas do ensino municipal, a parceria atende por volta de 400 crianças em núcleos na cidade de Campinas e de Itu. Todo ano, o time campineiro recebe a visita os estudantes no Ginásio do Taquaral e retribuiu o carinho participando do Festival do Compartilhar.
– Me sinto honrado com o convite. O Compartilhar faz um trabalho consolidado no esporte e na educação. É tocado por profissionais competentes, que criaram uma entidade capaz de transformar vidas. Por isto, é uma grande responsabilidade falar da minha história como plano de fundo para os valores do esporte e inserir conteúdo para essas pessoas que estão buscando capacitação ou que estão procurando uma oportunidade de se inspirar – encerrou Heller.