A holandesa Anne Buijs já iniciou a passagem pelo Novara com uma atuação impressionante. Neste fim de semana, a ex-Dentil/Praia Clube marcou incríveis 42 pontos na vitória sobre o Vilsbiburg, da Alemanha, por 3 sets a 2, parciais de 25-22, 25-20, 22-25, 21-25 e 16-14.
A atuação rendeu a Anne Buijs o prêmio de MVP, garantiu ao Novara o título da Copa Wevza e uma vaga para a próxima edição da Challenge Cup, a terceira competição europeia em importância, atrás da Champions League e da CEV.
Antes do jogo, o Novara perdeu a russa Vita Akimova, com um problema abdominal. Durante o jogo decisivo, o time italiano chegou a estar perdendo o tie-break por 14 a 12. Anne Buijs marcou os últimos dois pontos para sacramentar a virada.
A holandesa recebeu 84 bolas no ataque, colocou 41 delas no chão, com um aproveitamento de 49%. A segunda maior pontuadora foi a ponteira Caterina Bosetti, com 23.
– Para nós este troféu é um objetivo importante conquistado e estamos felizes pela qualificação para a Challenge Cup. Tivemos muitos problemas nos últimos dias, inclusive com lesões que nos obrigaram a mudar de estrutura tática várias vezes. Mas acredito que nesta noite demonstramos que somos uma equipe capaz de lutar sem nunca desistir. Agora vamos começar de novo, aguardando as companheiras que voltam das seleções e aquelas que estão com problemas físicos – comentou Anne Buijs.
O Novara havia cedido para a Itália, no Pré-Olímpico, a levantadora Bosio, a central Danesi e a levantadora Fersino.