A última barreira antes da estreia oficial pela Itália foi vencida nesta quinta-feira (10/8). Ekaterina Antropova é agora oficialmente cidadã italiana e está liberada para defender o país no Campeonato Europeu feminino de vôlei, a partir da próxima semana.
A oposta jurou fidelidade à Constituição e às leis da República Italiana, no Município de Scandicci, cumprindo o trâmite burocrático para obtenção da cidadania. Era o que faltava para ela ficar à disposição do técnico Davide Mazzanti. O primeiro jogo da Azzurra será na próxima terça-feira, 15 de agosto, na histórica Arena de Verona contra a Romênia.
– É um dia maravilhoso que espero há muito tempo, quero agradecer à Federação Italiana de Voleibol, ao presidente do Comitê Olímpico Giovanni Malagò, ao Ministro do Esporte Andrea Abodi, assim como todas as instituições e pessoas que me apoiaram nos últimos meses. Não vejo a hora de vestir a camisa azul e entrar em campo pela Itália – disse Antropova, que nos últimos dias fez parte do jogo-treino da Itália diante da Sérvia, atuando parte na saída de rede, sua posição de origem, e outra na ponta, fazendo dupla com Paola Egonu, a titular absoluta.