A Federação Internacional (FIVB) anunciou, nesta terça-feira, oito das dez cidades-sede do Campeonato Mundial masculino de 2022, na Rússia.
Moscou, São Petersburgo, Kaliningrado, Krasnoyarsk, Kazan, Yekaterinburgo, Ufa e Novosibirsk estão confirmados. Outros dois locais serão oficializados até o ano que vem, segundo a entidade. O Mundial acontecerá entre 26 de agosto e 11 de setembro de 2022.
A competição será disputada por 24 seleções, divididas inicialmente em seis grupos. Os quatro primeiros de cada chave avançarão para a segunda fase. Nesta etapa, eles serão divididos em quatro chaves com quatro participantes cada. Segundo o regulamento, os seis com melhor campanha avançarão para a fase final.
A grande final deverá acontecer na capital russa, no ginásio do Dínamo de Moscou, com capacidade para 15 mil pessoas.
A FIVB anunciou também um novo processo de qualificação para o Mundial. A Rússia, como país-sede, e a Polônia, atual campeã, estão garantidos. Os dois primeiros colocados em cada um dos campeonatos continentais (América do Sul, Europa, Norceca, Ásia e África) de 2021 também carimbarão os passaportes. As 12 vagas restantes sairão da disputa entre os melhores colocados no ranking da FIVB que ainda não tiverem se classificado.
– Cada cidade possui instalações esportivas de nível internacional e possuem excelente infraestrutura. O vôlei é muito popular na Rússia e levar o Campeonato Mundial por várias cidades do país garantirá espetáculo para os fãs, ajudará no crescimento da popularidade do esporte e deixará um legado – disse Ary Graça, presidente da FIVB.
O Mundial feminino de 2022 será disputado na Holanda e na Polônia.