O Café Vasconcelos/Araguari conquistou, neste domingo (19/3), o maior resultado de sua curta história. Com a vitória sobre o Ciudad, da Argentina, por 3 sets a 2, parciais de 25-22, 20-25, 25-16, 18-25 e 15-13, o time mineiro ficou com a medalha de bronze no Campeonato Sul-Americano de 2023.
O placar garante também outro feito inédito na história da competição. Pela primeira vez, um mesmo estado fica com as três primeiras colocações. A decisão acontece no início desta tarde com Sada Cruzeiro e Itambé Minas.
O ponteiro Bruno Temponi foi o grande nome do Araguari. O jogador de 37 anos foi poupado pelo técnico Luiz Carlos Kadylac na semifinal de sábado, justamente para estar em melhor condição física neste último dia de competição. Quem cresceu na reta final do tie-break foi o jovem Maicon, virando bolas importantes, mostrando maturidade após ser caçado pelo saque argentino e provocado no quarto set. A destacar ainda um ponto de bloqueio de Álvaro em cima de Facundo Conte, para decretar a virada no 13-12.
– Esse nosso grupo que evoluiu muito na temporada. É uma molecada legal de trabalhar. Pra mim é uma satisfação muito grande ajudar a levar essa molecada ao alto nível – disse Temponi, com o filho no colo, ao Sportv.
Vale lembrar que o projeto junta a cidade de Araguari, a estrutura do Praia Clube, da vizinha Uberlândia, muitos jovens atletas cedidos pelo Sada Cruzeiro.
Araguari agora retomará as atenções na reta final da Superliga. Na nona colocação, o time mineiro precisará vencer o Vedacit Guarulhos, na próxima terça-feira, em casa, para seguir com chances de ultrapassar a Apan/Eleva na última rodada, no fim de semana, e assim conseguir avançar para os playoffs (confira as transmissões da semana). Já o Ciudad lidera o Campeonato Argentino.