Em mais uma partida dos playoffs da Superliga Bet7k masculina vencida pelo time de pior campanha na primeira fase, o Araguari conteve uma noite iluminada do oposto Darlan, derrotou o Sesi por 3 a 2, com parciais de 25-16, 35-33, 21-25, 17-25 e 15-11, em Bauru (SP), e abriu 1 a 0 na série melhor de três das quartas de final. Com isso, o time mineiro está a uma vitória de se garantir na semifinal pela primeira vez. As equipes voltam a se enfrentar na sexta-feira (5), às 18h30, em Araguari.
Em caso de triunfo dos paulistas, que avançaram ao mata-mata em terceiro lugar, a definição vai para o jogo 3, no dia 10 de abril, no interior paulista. O Araguari teve a sexta melhor campanha e, assim como Vôlei Renata (8º) e Itambé Minas (5º), ignorou a posição na fase classificatória e largou na frente na série, em uma demonstração do equilíbrio desta temporada.
Conjunto forte para superar desfalque
A equipe de Luiz Carlos Kadylac fez dois sets de alto nível, mas apresentou uma queda de rendimento no terceiro. Além disso, sofreu o desfalque do levantador Bruno Canhoto, que se lesionou ao tentar recuperar uma bola. Mas seu reserva Gustavo atuou com lucidez nos momentos decisivos, em especial o tie-break. Além disso, o ponteiro Bruno Temponi, ganhador do Troféu VivaVôlei de melhor em quadra, e o oposto Escobar, com 24 acertos, comandaram o resultado. No Sesi, Darlan anotou incríveis 40 pontos, segundo os dados do Canal Vôlei Brasil.
Cinco erros de saque do Sesi no início do primeiro set deram tranquilidade ao Araguari, que abriu 12-9 e forçou Anderson Rodrigues a parar o jogo. Os mineiros, por outro lado, impuseram uma pressão forte no fundamento e levaram a diferença para cinco pontos. A boa performance de Gabriel Pessoa nos ataques e do russo Nalobin nos bloqueios foram os pontos fortes dos visitantes, que fecharam a parcial com um erro de ataque de Lukas Bergmann.
O Sesi entrou com mais disposição no segundo set e viu Darlan virar nada menos do que 18 bolas só na parcial. Mas o Araguari, melhor no conjunto, fez jogo duro do início ao fim e não aliviou. A vitória veio nos detalhes, com um ace de Nalobin, após a bola tocar na fita e cair na quadra.
Sesi cresce com Darlan
Com o sistema defensivo bem ajustado, comandado pelo líbero Pedro Tomasi, o Araguari entrou determinado a fechar a partida. Mas o Sesi tinha Darlan, que insistia em virar bolas e chamar a torcida. O diferencial foi que o oposto, enfim, conseguiu jogar com a ajuda de um coletivo forte. Com menos erros e a boa entrada de Maikon Leite no lugar de Thiery, os donos da casa diminuíram a desvantagem, após ataque de Darlan.
O Sesi passou a tocar na maioria das bolas, em um verdadeiro show de defesas de Pureza e Guiga. O time se animou e abriu 15-11 no quarto set, graças a um ace de Darlan. Além disso, Lukas Bergmann também melhorou na partida. O sistema defensivo paulista tirou a paciência do Araguari, que passou a errar mais. O tie-break era questão de tempo. No contra-ataque bem armado por Thiaguinho, Éder atacou para fazer 2 a 2.
Recuperação na hora certa
O Araguari resgatou a qualidade defensiva na hora mais importante do jogo. E contou com uma boa sequência de Nalobin no saque para fazer 5-1 no quinto set. Com isso, trocou de lado com 8-4 no placar. Darlan ainda tentou manter o Sesi vivo, mas um erro de saque de Mão deu a vitória ao time mineiro.