Mais de nove mil ingressos já foram vendidos para a abertura do Campeonato Europeu feminino de vôlei, nesta terça-feira, entre Itália x Romênia. Mas não haverá o luxo e a tecnologia dos modernos ginásios. O duelo acontecerá na Arena de Verona, um anfiteatro romano, com milhares de anos de existência.
O monumento histórico não tem uma data oficial de aniversário, tendo sido erguido no século I, provavelmente entre a segunda e terceira década. Ou seja, são até 2 mil anos de história.
Durante sua histórica existência, a Arena de Verona abrigou lutas entre gladiadores romanos, apresentações de ópera e atividades culturais. Resistiu a terremotos e precisou ser reformada após alguns deles. Na cidade de Romeu e Julieta, ela ainda é um dos pontos turísticos mais visitados atualmente. O vôlei também já fez parte dos eventos, com uma partida entre Estados Unidos x União Soviética, em maio de 1988.
Mais recentemente, a Supercopa masculina da Itália de 2020 foi marcada para o local. Mas acabou cancelada, semanas depois do anúncio, por conta de problemas na organização de um evento semelhante em Vicenza, quando a umidade deixou o piso escorregadio e colocou em risco a saúde das atletas.
No site oficial de venda de ingressos, a torcida recebe um aviso claro: caso uma situação climática impeça o jogo na Arena de Verona, a partida acontecerá no ginásio da cidade, utilizado pelo time masculino no Campeonato Italiano.