A Colômbia levou a pior no duelo sul-americano contra a Argentina, nesta sexta-feira, pela quarta rodada do Campeonato Mundial feminino de vôlei e está eliminada. Em Aachen, na Holanda, a equipe de Antonio Rizola perdeu por 3 sets a 2, parciais de 19-25, 25-17, 27-29, 25-20 e 15-8.
Com o resultado, a definição do quarto classificado do Grupo D aconteceu antecipadamente, com as Panteras avançando para a próxima fase. Neste sábado, às 13h (de Brasília), a Colômbia enfrentará a República Tcheca para se despedir, em busca de um triunfo de consolação. Já a Argentina duelará com o Japão, algoz do Brasil, no domingo.
Como o jogo de hoje era de vida ou morte, as duas seleções entraram em quadra pressionadas. Nos dois primeiros sets, quem abriu frente no início controlou as ações até o fim. Já a terceira parcial foi eletrizante. Com vários rallies e grandes jogadas, Colômbia e Argentina se revezaram na frente do placar. Nos pontos decisivos, muitas alternâncias. Melhor para as colombianas, lideradas pela oposto Dayana Segovia e pela ponteira Amanda Coneo.
No quarto set, a oposto Mercado assumiu o protagonismo ofensivo das Panteras e conduziu a equipe para o tie-break. E a última parcial foi tensa, como esperado. E problemática. O placar anotava 5-3 para a Colômbia quando a comissão técnica da Argentina reclamou de um erro de rodízio. Foram quase 8 minutos de paralisação, até a arbitragem entender o problema e consertar o placar: 5 a 4 para as argentinas. A parada fez mal para a equipe de Rizola, que passou a errar demais e viu as rivais abrirem quatro pontos até o fechamento da partida de forma tranquila por 15 a 8.
Mercado anotou 28 pontos, seguida por Segovia, com 26. Nos fundamentos, destaque para os 14 pontos de bloqueio argentinos, sendo seis da central Herrera.