A primeira competição de Marcelo Mendez à frente da Argentina termina de forma bem positiva.
Neste domingo, em Brisbane, vitória sobre a Austrália em sets diretos, parciais de 25-23, 25-18 e 26-24, no encerramento da fase de classificação da Liga das Nações.
Foi o oitavo triunfo dos hermanos em 15 partidas, assumindo o sexto lugar, atrás apenas dos cinco classificados para as finais: Brasil, Irã, Rússia, França e Polônia.
Para se manter nesta posição, a Argentina precisa torcer hoje por vitórias da França sobre o Canadá, do Irã sobre os Estados Unidos e do Brasil sobre a Itália. Canadenses, americanos e italianos possuem a mesmas oito vitórias dos hermanos, ficando atrás na pontuação. Confira aqui as posições atualizadas.
Caso termine em sexto, os argentinos repetirão a campanha de 2013 na Liga Mundial, competição que antecedeu a VNL. Antes dela, as melhores posições dos sul-americanos no torneio foram o quarto lugar em 2011 e dois quintos em 2009 e 2010.
Vale lembrar ainda que a Argentina perdeu três dos sete jogos na Liga no tie-break. Poderia até ter brigado pela classificação às finais com um ou outro resultado diferente.
Diante dos australianos, o oposto Bruno Lima mais uma vez foi o maior pontuador da Argentina, com 15 acertos. O ponta Jan Martinez, reforço do Sesc para a temporada 2019/2020, veio a seguir com 13.
Marcelo Mendez poupou Facundo Conte e Luciano De Cecco, as estrelas da companhia. Nico Uriarte foi titular e terminou a partida com seis pontos, três deles no saque.
O foco do treinador do Sada/Cruzeiro é o Pré-Olímpico Mundial, em agosto, quando a Argentina terá como principal rival o Canadá na busca por vaga em Tóquio-2020.
Por Daniel Bortoletto
LEIA TAMBÉM
+ Fabiana e Suelen convocadas por Zé Roberto
+ Sheilla é convidada para treinar com a Seleção e aceita
+ Coluna: Brasil supera expectativas na VNL feminina
+ Inscrições abertas para Congresso Internacional no Paraná
+ Leal participará de camp em Taubaté
+ Bruna Honório fala sobre a recuperação da cirurgia no coração