A Argentina venceu um confronto direto na disputa por um lugar na fase final da Liga das Nações (VNL) masculina e em Paris 2024. Em Ottawa, no Canadá, o time comandado por Marcelo Mendez bateu a Sérvia por 3 sets a 2, com parciais de 28-26, 25-18, 18-25, 22-25 e 15-13, neste sábado (8/6), em seu último compromisso pela segunda semana da competição.
Com os dois pontos somados, os argentinos se aproximaram da zona dos oito primeiros que avançam à fase final da VNL (a vice-líder Polônia, como sede, tem vaga garantida). Com 11, os hermanos colaram em Cuba, oitava colocada, que tem 12. Os sérvios levaram um ponto, somam sete e seguem na 13ª posição.
Em relação à corrida olímpica para Paris, o cenário pouco mudou para a Argentina, que levou apenas 1,77 e segue em oitavo no ranking mundial, com 306,73. No momento, o país garantiria a terceira das quatro vagas em aberto (com Itália em primeiro e Eslovênia em segundo). O prejuízo maior ficou com a Sérvia, que mais cedo foi ultrapassada por Cuba, ficando fora da zona de acesso aos Jogos e ainda perdeu 1,77 com o revés. Agora, os europeus totalizam 243,57, em 11º lugar.
Depois de duas parciais de marcadas pelo bom volume de jogo da Argentina e pela boa distribuição do levantador Luciano De Cecco, a Sérvia mudou a cara da partida, com a presença imponente do oposto Drazen Luburić. Desta forma, venceu os dois sets seguintes. O atacante foi o maior pontuador do jogo, com 25 acertos (23 de ataque, um de bloqueio e um de saque).
No tie-break, as equipes travaram uma batalha decidida ponto a ponto, com direito a um grande rally, mas os sul-americanos foram superiores no jogo pelas pontas e selaram o resultado.
Pelo lado vencedor, o oposto Bruno Lima saiu com 22 acertos (16 de ataque, três de bloqueio e três de saque). O ponteiro Palonsky também teve participação importante no triunfo, com 18 (13 de ataque, três de bloqueio e dois aces). Facundo Conte, seu companheiro de posição, fez 16 (12 de ataque, dois de bloqueio e dois de saque).