Depois de perder o primeiro set – com uma atuação impecável da Seleção Colombiana, comandada pelo técnico brasileiro Antonio Rizola -, a Argentina virou e venceu as rivais na casa delas, na cidade de Bogotá, por 3 sets a 1 – parciais de 16-25, 25-21, 25-16 e 25-23 -, na noite desta quinta-feira (9), na final do Pré-Olímpico Sul-Americano, e garantiu vaga na Olimpíada de Tóquio-2020.
Na abertura da rodada, na disputa do terceiro lugar, a Venezuela derrotou o Peru por 3 sets a 0 (25-18, 25-22 e 25-23).
Sonho
A Colômbia buscava a inédita classificação para uma Olimpíada. Rizola assumiu a seleção em janeiro de 2017 e chegou muito perto de concretizar o sonho. No final, pesou a maior experiência das argentinas em torneios internacionais e das suas jogadoras. O treinador brasileiro teve nas mãos uma equipe muito jovem, que chegou à final do Pan-Americano de 2019 – perdeu a decisão para a República Dominicana – e certamente vai buscar novamente a vaga olímpica nos próximos Jogos, em Paris-2024.
Depois de um primeiro set impecável, a Colômbia não conseguiu mais colocar a bola no chão com eficiência. Mesmo assim, no quarto set, perdia por 24 a 20 e chegou a salvar três match points, mas acabou perdendo por 25 a 23.
– A gente sabia que a Argentina era mais experiente e melhor que o nosso time nesse momento. Mas é muito triste. Tínhamos um compromisso com o Comitê Olímpico, com a Federação Colombiana de Vôlei, com a torcida e principalmente conosco. Sonhamos em chegar ao objetivo quatro anos antes e pedimos desculpas por não termos conseguido. Vamos continuar o trabalho por mais quatro anos, se Deus permitir – disse Rizola, após a partida.
A ponteira argentina Elina Rodrigues foi a maior pontuadora do jogo, com 20 acertos. Outros destaques das Panteras foram Daniela Bulaich – que substituiu a oposta Lucia Fresco a partir do segundo set -, com 18 pontos, e a ponteira Paula Nizetich, com 14.
A Colômbia, que a partir do segundo set teve muita dificuldade na sua virada de bola, bem marcada pelas argentinas, contou com 14 pontos da ponteira Amanda Coneo e 13 da oposta Dayana Segovia.
Pré-Olímpico Sul-Americano Masculino
O Pré-Olímpico Sul-Americano Masculino começa nesta sexta-feira, em Santiago, no Chile, com a participação de quatro seleções. Às 20h (de Brasília), o Peru enfrenta a Colômbia e, na sequência, às 22h30, jogam Chile e Venezuela.