A competição de vôlei nos Jogos de Paris 2024 foi uma das que mais mobilizou fãs de esportes durante as Olimpíadas. Com partidas emocionantes e finais entre grandes times, a modalidade deixou sua marca nos corações de milhões de pessoas ao redor do mundo. Disputado na icônica South Paris Arena 1, o torneio atraiu multidões de todos os cantos do mundo e foi sucesso de público na capital francesa. A repercussão positiva do vôlei de quadra em Paris agradou a Federação Internacional de Vôlei (FIVB).
Ao refletir sobre o sucesso na capital francesa, o presidente da FIVB, o brasileiro Ary Graça, declarou:
– Paris 2024 foi um exemplo brilhante da importância do esporte e de como o vôlei pode unir pessoas de todas as áreas do mundo. Das performances extraordinárias dos atletas ao trabalho incrivelmente duro de todos nos bastidores para realizar este evento e o apoio e entusiasmo inabaláveis dos fãs, esta competição de vôlei mostrou o melhor do nosso esporte e do espírito olímpico.
– No que foi meu último Jogos Olímpicos como presidente da FIVB, estou incrivelmente orgulhoso de que a Federação tenha feito parte da criação dessas memórias especiais para milhões de pessoas. Estamos ansiosos para continuar a trazer alegria por meio do vôlei – declarou Ary Graça.
No torneio masculino, a França defendeu o título olímpico contra a Polônia diante de sua torcida e garantiu seu segundo ouro consecutivo em uma final vencida por 3 sets a 0.
Na competição feminina, a Itália fez história ao conquistar seu primeiro ouro olímpico no vôlei. Liderada por Paola Egonu, coroada MVP dos Jogos, a equipe italiana derrotou os Estados Unidos também por 3 sets a 0 na decisão. O Brasil conquistou a medalha de bronze ao vencer a Turquia na disputa do terceiro lugar.
Além das partidas emocionantes, o evento em Paris serviu como um poderoso lembrete do espírito olímpico. Um número impressionante de 300 mil fãs visitou e participou das experiências de vôlei, organizadas pela FIVB e pela FIVB Volleyball Foundation.