A Federação Internacional de Vôlei (FIVB) confirmou, nesta sexta-feira (2/2), a sede das finais da Liga das Nações feminina (VNL) de 2024: a cidade de Bangkok, na Tailândia, receberá os duelos decisivos entre 20 e 23 de junho, no ginásio Huamark.
Será a primeira vez na história que a Tailândia sediará as finais da VNL. É o quinto país da lista, depois da China (duas vezes), Itália, Turquia e Estados Unidos. O país do Sudeste Asiático sediou grupos da fase preliminar durante três das edições anteriores da VNL feminina.
A fase final de 2024 retornam ao mesmo local que sediou as partidas da VNL em 2018, 2019 e 2023, bem como uma série de eventos do antigo Grand Prix entre 2008 e 2017, incluindo as finais de 2016. O Huamark, em Bangkok, tem capacidade para 8 mil lugares.
As duas primeiras quartas de final do VNL 2024 serão disputadas no dia 20 de junho. As outras duas acontecerão no dia seguinte. As semifinais estão marcadas para o dia 22 de junho e as disputas de medalhas de bronze e de ouro no dia 23 de junho.
Com a Tailândia garantida nas finais como anfitriã, as outras sete vagas serão disputadas por Brasil, Bulgária, Canadá, China, República Dominicana, França, Alemanha, Itália, Japão, Coreia, Holanda, Polônia, Sérvia, Turquia e Estados Unidos.
Com a definição de Bangkok como sede das finais, o Brasil aumentará seu “tour” asiático na preparação olímpica, como mostrou o Web Vôlei, caso avance para as finais. Depois de estrear em casa, no Rio de Janeiro, entre 14 e 19 de maio, o time de José Roberto Guimarães jogará duas etapas na China: Macau (28 de maio a 2 de junho) e Hong Kong (11 a 16 de junho). Será quase um mês de presença de Ásia.