Grandes resultados, uma grave lesão e muito aprendizado. Esse foi o 2018 de Barbara Seixas e Fernanda Berti, primeira dupla no ranking feminino de entradas da Federação Internacional de Vôlei (FIVB). E cada momento vivido será degrau para o grande objetivo do ano que acaba de iniciar: a conquista de uma vaga nos Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2020.
Após descansarem por um pequeno período, Barbara e Fernanda retornaram aos treinos no CT Leblon, no Rio de Janeiro, nesta quinta-feira. Com as baterias recarregadas, as duas esperam conseguir continuar conquistando bons resultados dentro e fora do Brasil. E elas falarão ao Web Vôlei sobre os planos.
– Podem esperar é uma equipe trabalhadora, focada mais do que nunca e com cada vez mais fome de vencer. Nosso time ganhou consistência, tanto emocional quanto tática. Em 2018 conseguimos obter resultados muito bons e de uma forma sólida. Isso nos deu ainda mais confiança no trabalho e nos ajudará a construir um futuro cada vez melhor – analisou Barbara Seixas.
A última temporada poderia ter sido ainda melhor para a dupla brasileira. Com três finais em grandes torneios – Fort Lauderdale, Huntington Beach e Viena –, e dois títulos, a parceria não conseguiu competir em Gstaad, na Suíça, devido a uma lesão no ombro de Fernanda Berti. Obstáculos que servirão de motivação para 2019.
– As lesões fazem parte da carreira dos atletas de alto rendimento. Não que seja fácil lidar com elas. Por exemplo, em Gstaad me doeu muito ter que deixar a competição, pois já estávamos lá. O mais importante é que amadurecemos muito e nos conectamos cada vez mais, com as coisas acontecendo naturalmente. Foi um ano de progresso. Particularmente, quando supero uma fase difícil, me sinto ainda mais forte e preparada – disse Fernanda Berti.
Barbara e Fernanda terão a oportunidade de mostrar que 2019 será um grande ano já em janeiro, na etapa de São Luís do Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia. A competição será disputada entre os dias 24 e 27 e servirá de preparação para o início da corrida olímpica.
– Conseguimos nos aperfeiçoar como jogadoras ano passado. Agradeço muito a Deus por tudo, tudo mesmo. Tudo que acontece em nossas vidas existe uma razão e agradeço pelos momentos felizes e pelas dificuldades também. Podem esperar muita raça e motivação para buscar sempre o melhor resultado – prometeu Barbara Seixas, com discurso alinhado com sua parceira.
– Tenho a sorte de trabalhar com o amo. Agradeço todo dia pela minha saúde e por ter um sonho tão lindo para realizar. E peço para 2019, quem sabe, receber uma forcinha para conquistar essa vaguinha em Tóquio 2020. De qualquer maneira, podem esperar um time determinado, com um objetivo muito claro – finalizou Fernanda Berti.