A cidade colombiana de Barranquilla não receberá mais a próxima edição dos Jogos Pan-Americanos, em 2027. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (3/1) pela Panam Sports, em um comunicado divulgado pelas redes sociais.
De acordo com a entidade, a decisão aconteceu após “inúmeros descumprimentos do contrato vigente”. A Panam Sports cita que durante a edição do Pan em Santiago, em 19 de outubro do ano passado, uma reunião com as autoridades colombianas aconteceu, após Barranquilla pedir uma prorrogação dos prazos para cumprir o contrato. A entidade diz ter aceitado na ocasião, adiando para 30 de dezembro de 2023 e 30 de janeiro de 2024 as entregas seguintes.
Como não houve resposta, de acordo com a Panam, após a primeira data estipulada, a mudança de agora foi necessária.
“Panam Sports lamenta profundamente a situação, mas a decisão foi tomada pensando no futuro do maior evento poliesportivo das Américas e nos atletas do continente”.
Não há qualquer citação na nota sobre a substituição de Barranquilla. Para a edição de 2031, São Paulo já se candidatou, mas dificilmente conseguiria estar pronta quatro anos antes do que o previsto. A última vez que o Brasil recebeu o Pan-Americano foi em 2007, no Rio de Janeiro.