O meio de rede Barreto será uma das caras novas do Vôlei Renata na temporada 2020/2021. Aniversariante do dia (completa 23 anos), o jogador tinha propostas para deixar o país, mas optou pelo projeto de Campinas.
Barreto estava no Sesi desde 2015, quando chegou para fazer parte das categorias de base, vindo da Assembleia Paraense. Na temporada 16/17, foi emprestado ao Sesc, retornando no ano seguinte. Na temporada passada, ele ganhou mais espaço no elenco comandado por Rubinho, sendo titular ao lado do campeão olímpico Eder e fez a melhor Superliga da curta carreira, além de ter conquistado o título da Libertadores, na Argentina.
Para 2020/2021, Barreto tinha um acordo, ainda com a Superliga em andamento, para seguir no clube paulistano. Mas a diminuição drástica no orçamento do Sesi, após o encerramento do torneio por conta da pandemia do coronavírus, obrigou a mudança nos planos.
Na negociação com o Vôlei Renata, um dos fatores decisivos para o acerto foi a compreensão da importância dos centrais no estilo de jogo do time dirigido por Horacio Dileo. O técnico argentino tem no jogo rápido de ataque pelo meio uma das características do levantador Demian Gonzalez.
Com a saída dos experientes Luizinho para o Paris, da França, e Robinho para o vôlei português, a posição contava até então apenas com Michel, um dos renovados para a próxima temporada.
Barreto também tem na carreira passagem pela Seleção Brasileira. Com um time de jovens, jogou e ganhou a Copa Pan-Americana em 2017.