O Energis 8/São Caetano esteve muito perto de uma vitória importante para seguir no sonho de escapar do rebaixamento na Superliga feminina 2022/2023. Na noite desta quarta-feira, no Ginásio José Correa, o time teve 2 sets a 0 e depois 8 a 3 no tie-break, mas levou a virada do Barueri, dono da casa. Parciais finais de 21-25, 19-25, 25-17, 25-18 e 18-16, pela sétima rodada do segundo turno.
Com o ponto somado, o time dirigido por William Carvalho chega a 11, ainda na penúltima colocação. Unilife Maringá e Brasília, começaram a rodada com 17. O trio disputa a última vaga na elite, uma vez que o Abel Moda, de Brusque, já está rebaixado. Serão mais quatro rodadas pela frente.
Já o Barueri, de José Roberto Guimarães, agora tem 23 pontos, na oitava colocação, na luta contra os mesmos Brasília e Maringá, perseguidores mais próximos.
Com os quatro primeiros sets fechados com vantagens mais cômodas, o tie-break foi especial. As visitantes deram a impressão de que fechariam facilmente, após abertura de 8 a 3. O aguerrido Barueri encontrou forças para uma nova reação, depois de ter forçado o quinto set, e transformou o fim da partida em uma bela disputa.
O primeiro a ter um match point foi o time do ABC, salvo por um ataque de Mari Paraíba. Já no segundo ponto do jogo, o São Caetano teve a bola para fechar na entrada de rede, mas um bloqueio de Diana impediu. O terceiro foi salvo por Maiara Basso, também atacando na entrada. No 16 a 16, Diana foi para o saque e Naiara Félix, grande nome do Sanca, com 24 pontos, errou o ataque. E em sua primeira chance de fechar o Barueri fez o ginásio explodir, após novo ataque de Basso tocar no bloqueio e ir para fora. Foi o 28º ponto dela no confronto.
O Troféu VivaVôlei ficou com Mari Paraíba, do Barueri, que recebeu aos prantos das mãos de Wagão.
Os dois times agora ficarão um bom tempo sem jogar. Como a Copa Brasil pela frente, a Superliga para a dupla paulista terá uma semana e meia de preparação até o próximo compromisso. No sábado, dia 11, São Caetano receberá o Fluminense. Na segunda, dia 13, Barueri fará um confronto direto com o Unilife Maringá, no Paraná.