A FIVB anunciou, nesta quarta-feira (25), que o troféu do Beach Pro Tour do Circuito Mundial 2022 será feito de plástico coletado e reciclado em praias pelo mundo. A fase final da competição de vôlei de praia irá de quinta (26) a domingo (29), em Doha, no Qatar.
De acordo com a Ocean Conservancy, são 11 milhões de toneladas métricas de plástico que entram nos oceanos anualmente. Já em nota oficial, a FIVB destacou que esta é a primeira de uma série de ações de conscientização da importância de manter as praias limpas.
– Nós amamos a praia. É a nossa casa. É onde nos reunimos, competimos, jogamos e socializamos. Este novo troféu, feito inteiramente de plástico reciclado de praia, simboliza a necessidade de agir. É o nosso primeiro passo para combater a poluição das praias, que terá eventos de limpeza de praias onde reuniremos jogadores e fãs em torno de um objetivo comum de impedir que a poluição entre em nossos oceanos – disse Finn Taylor, CEO da Volleyball World, que organiza o Beach Pro Tour.
O troféu da Beach Pro Tour foi feito pela The New Raw, uma empresa de design especializada em transformar resíduos plásticos em produtos circulares. O troféu é esculpido com curvas fluidas e sensação de movimento, enquanto o esquema de cores representa os elementos naturais do esporte, além da areia e do mar.
Em 2022, a Beach Pro Tour teve sua primeira temporada. Ela substituiu o Circuito Mundial, que foi criado em 1987 para homens e cinco anos depois para mulheres.
Nesta primeira edição do Beach Pro Tour, foram três divisões, onde os atletas eram inicialmente separados pela classificação no ranking da FIVB. A primeira divisão, Elite 16, teve nove etapas em 2022. Agora, as dez melhores duplas disputam o título.
Entre os homens, estão André/George, no Grupo A do Beach Pro Tour, e Renato/Vitor Felipe no B. São cinco duplas por grupo. No feminino, o Brasil está representado por Duda/Ana Patrícia, no A, e Bárbara/Carol, no B.