O THY encontrou muitas dificuldades para avançar às oitavas de final da Copa CEV feminina de vôlei. Nesta quarta-feira (3/12), o time de Julia Bergmann e Roberta eliminou o Menorca, da Espanha, fora de casa, mesmo perdendo por 3 sets a 2, parciais de 25-20, 25-20, 18-25, 18-25 e 15-11.
Como havia vencido na Turquia por 3 a 1, o THY precisava ganhar apenas dois sets. E viu o rival abrir 2 a 0, se aproximando assim de forçar o golden set. Na próxima fase, parada dura pela frente: o Stuttgart, da Alemanha.
Para afastar a zebra, o time turco embalou quando o técnico interino Ilker Altan passou a usar uma formação com três ponteiras: Julia Bergmann, Tugba Senoglu e Hanna Orthmann.
As opostas de origem começaram jogando um set cada e foram mal. A italiana Anna Adelusi foi titular na parcial de abertura e sem pontuar após três ataques. Já a dominicana Alondra Tapia entrou no primeiro set, começou jogando o segundo e também passou em branco na pontuação.
Bergmann terminou a partida com 21 pontos, sendo 19 no ataque, com 54% de aproveitamento, um block e um ace. No passe, 78% de positividade. A alemã Orthmann marcou mais 15 pontos, enquanto a turca Senoglu anotou 12.
A capitã Roberta foi titular do início ao fim e anotou um ponto no ataque para o time turco. A colombiana Laura Pascua fez 26 pontos para o Menorca.
MAIS JOGOS
O Chieri, de Nicola Negro, eliminou o Vasas Abuda (HUN), da levantadora Carol Leite e da central Adri Vilvert, ao ganhar o jogo de volta hoje na Itália por 3 a 2. Na ida, triunfo italiano em sets diretos.
Na Hungria, o Bekescsaba (HUN), com dez pontos da ponteira Milena, eliminou o Zok Kastela, da Croácia, com mais uma vitória por 3 a 0: 25-19, 25-16 e 25-11. Nas oitavas, duelo com o Mulhouse, da França.
Já o Galatasaray confirmou o favoritismo ao vencer o Porto, de Portugal, por um triplo 25 a 17, com 23 pontos da belga Kaja Grobelna. O Roeselare (BEL) será o próximo rival das turcas.


