Duas semanas depois de ganhar o ouro nos Jogos Olímpicos de Tóquio, a França anunciou, nesta sexta-feira, a primeira convocação da era Bernardinho. O treinador brasileiro, o substituto de Laurent Tillie, chamou 18 atletas para os treinamentos visando o Campeonato Europeu, que será disputado entre 1 e 19 de setembro, em quatro países: Polônia, República Tcheca, Finlândia e Estônia.
Na lista estão dez dos 12 medalhistas nos Jogos Olímpicos: as ausências são o ponteiro Kevin Tillie e o oposto Stéphen Boyer. Segundo o treinador, em contato com o Web Vôlei, a dupla foi chamada, mas pediu dispensa.
Bernardinho também inicia um processo de renovação, dando oportunidade para alguns jovens, como levantador Kellian Motta Paes, filho do técnico franco-brasileiro Maurício Paes e o oposto Ibrahim Lawani, ambos de 19 anos.
Maurício, com muitos anos trabalhando no vôlei francês, é um dos auxiliares técnicos de Bernardinho neste ciclo até Paris-2024. O outro é Rubinho, assistente por muitos anos na Seleção Brasileira masculina e atualmente comandante do time feminino do Sesi Bauru.
Confira os 18 convocados por Bernardinho:
Levantadores: Benjamin Toniutti, Antoine Brizard e Kellian Motta Paes
Opostos: Jean Patry, Théo Faure e Ibrahim Lawani
Ponteiros: Earvin Ngapeth, Trevor Clevenot, Yacine Louati, Luka Basic e François Rebeyrol
Centrais: Barthélémy Chinenyeze, Nicolas Le Goff, Daryl Bultor, Henry Méderic e Mousse Gueye
Líberos: Jenia Grebennikov e Benjamin Diez
A França está no grupo com sede da Estônia, na capital Tallin, tendo como adversários Eslováquia, Croácia, Alemanha, Letônia e Estônia. Para o Europeu, 14 atletas serão inscritos.