O técnico Bernardinho gostou do que viu da Seleção Brasileira na segunda semana da Liga das Nações (VNL), em que seus comandados venceram os quatro jogos disputados em Chicago (EUA), asseguraram a liderança da competição e colocaram um pé na fase final. Mesmo assim, o exigente treinador não quer o elenco acomodado. De acordo com o bicampeão olímpico, é preciso percorrer um longo caminho para brigar de igual para igual contra os rivais do “primeiro escalão”.
– Quatro vitórias em quatro jogos aqui. Estamos nos aproximando daquele primeiro objetivo da temporada, que é chegar às finais da VNL na China para tentar fazer uma boa campanha lá. Vamos ver como gente pode chegar. Temos muito material para estudar, muita coisa a ser feita. O time foi bem em muitas coisas. A gente viu muita margem para evolução e é importante que a gente tenha isso. O mais importante é termos a consciência de que ainda estamos distantes do primeiríssimo escalão. Ainda há um caminho a ser percorrido – afirmou Bernardinho.
Em Chicago, o Brasil venceu Canadá (3 a 0), China (3 a 0), Itália (3 a 2) e Polônia (3 a 1). Com isso, a equipe verde-amarela soma 20 pontos, seguida pela Polônia, com 18, e Itália, com 17. Apesar do alto nível de exigência, ele reconhece que os triunfos contra dois dos principais rivais no cenário mundial deve ser exaltado.
– Essas vitórias dão confiança. Todos vão nos olhar com respeito. O Brasil está brigando, fazendo o que tem que ser feito. É um grupo muito renovado, bastante diferente do que era. Mas que está honrando a tradição de todos aqueles que passaram por aqui, de luta, de time, de dedicação. Eles têm feito isso, e eu tenho orgulho do que eles têm feito. Mas a gente tem que manter a humildade diante dos desafios enormes que a gente vai ter pela frente. Então, foi bom, mas muita coisa a ser melhorada ainda, a ser trabalhada. Vamos fazer – afirmou o técnico.
Nos Estados Unidos, a Seleção enfrentou uma carga intensa. Os reservas ou quem não entrou na partida contra os chineses, por exemplo, chegaram a treinar na quadra horas depois do jogo. Por isso, antes mesmo de voltar ao Brasil, o time aprimora a parte física.
– Musculação é algo que a gente precisa fazer, porque não tivemos muito tempo para trabalhar aqui, em função dos jogos. Antes de partir para o Brasil, vamos fazer – disse Bernardinho.