O mundo do vôlei está acostumado com mudanças frequentes, com atletas e técnicos trocando de time ao fim da cada temporada. Mas um time polonês aposta em uma estratégia bem diferente. O Zawiercie anunciou, nos últimos dias, longas renovações com o meio de rede Mateusz Bieniek e com o técnico Michal Winiarski.
O jogador, presença constante nas convocações da seleção da Polônia, assinou um novo contrato válido por mais quatro temporadas. Já o treinador, que também comanda a seleção da Alemanha masculina, tem vínculo ainda mais longo, por cinco anos, até 2030.
Bieniek, de 30 anos, está em sua segunda temporada com o Zawiercie e assumiu o papel de capitão desde sua chegada. O atleta de 2,10m foi fundamental para as conquistas históricas do clube – o primeiro troféu da Copa nacional e a primeira medalha de prata na PlusLiga. Na última temporada, ele também estabeleceu um recorde para o maior número de pontos marcados por um central, com 26 acertos contra o Katowice.
O Zawiercie está atualmente em segundo lugar na classificação da PlusLiga desta temporada, com 58 pontos, com 19 vitórias e cinco derrotas, apenas dois pontos atrás do atual campeão e líder Jastrzebski Wegiel.
– Eu realmente aprecio morar em Zawiercie e como o clube está organizado. Eu me senti muito bem aqui desde o início. Realmente não nos falta nada, e o clube é administrado de forma muito profissional. Além disso, o técnico Michal Winiarski, que também estendeu seu contrato, é um grande trunfo. Eu trabalho muito bem com ele e toda a equipe. Se algo está estabelecido e nos sentimos bem em um determinado lugar, não adianta procurar mudanças. Estou feliz por passar mais algumas temporadas aqui e faremos grandes coisas juntos, porque este clube, seu presidente e os torcedores merecem – disse Bieniek.
– Sempre enfatizamos a visão de longo prazo de construir a equipe e, ao anunciar extensões de contrato de vários anos, primeiro com o treinador e depois com o capitão, queríamos confirmar isso. É por isso que nos afastamos do cronograma padrão e estamos fazendo isso durante a temporada, não após o seu término. Essa exceção à regra é mostrar aos torcedores que nos concentramos na estabilidade e construímos o time por anos, começando com seu cérebro e coração. Mateusz Bieniek se aclimatou bem em Zawiercie, que ele enfatiza a cada passo. Ele também encontrou seu lugar no papel de capitão. Estou feliz por continuarmos esta aventura conjunta pelos próximos quatro anos – comentou o presidente do clube, Kryspin Baran.
Bieniek chegou a Zawiercie após três temporadas com o Belchatow. Antes disso, ele passou sua única temporada no exterior, no Civitanova, da Itália. Ele fez sua estreia na elite polonesa em 2013 com a equipe do Kielce. Três temporadas depois, ele se transferiu para o Zaksa Kedzierzyn-Kozle.