O Eczacibasi carimbou o passaporte para a final do Campeonato Mundial feminino de clubes, na manhã deste sábado. Com uma atuação formidável do bloqueio, o time turco derrotou o Novara por 3 sets a 2, parciais de 25-21, 23-25, 25-11, 23-25 e 15-13.
Foram 20 pontos de block na semifinal pelo time turco, além de inúmeros contra-ataques proporcionados por bolas amortecidas. A central Arici saiu do banco, substituiu Guveli e liderou o Eczacibasi no fundamento, com seis pontos.
Na decisão, neste domingo, às 9h (de Brasília), o duelo em Shaoxing, na China, será com o Conegliano, responsável pela eliminação do Vakifbank, em uma partida histórica. Na preliminar, às 6h, a disputa do bronze com a equipe turca de Gabi e o Novara.
Quatro jogadoras da equipe comandada por Marco Aurélio Motta chegaram aos dois dígitos de pontuação: a sérvia Boskovic com 31, a coreana Kim com mais 17, a brasileira Natália (17) e a americana Gibbemeyer, com mais 10.
Pelo Novara, a sérvia Brakocevic liderou o time mais uma vez. Foram 26 acertos, sendo 22 deles no ataque. Maior pontuadora da competição na primeira fase do Mundial, a oposto sentiu falta da eficiência das ponteiras. A búlgara Vasileva fez 11 pontos (9 de 41 no ataque), enquanto a americana Courtney, que na seleção atua como líbero, anotou apenas sete (5 de 22 no ataque).
O Eczacibasi buscará neste domingo o terceiro título mundial. Em 2015, ganhou a decisão do Dínamo Krasnodar, da Rússia, em Zurique, na Suíça. No ano seguinte conquistou o bicampeonato ao vencer o Casalmaggiore, da Itália, em Manila, nas Filipinas. Em 2017 e 2018, o Eczacibasi parou nas semifinais. Já o Conegliano jogará pelo título inédito.
LEIA TAMBÉM
+ O primeiro ano de vida do Web Vôlei