Melhor jogadora do último Campeonato Mundial feminino de seleções, Tijana Boskovic também abriu a temporada de clubes com tudo. Nesta quarta-feira (2/11), pela primeira rodada do Turco 2022/2023, a sérvia marcou 25 pontos na vitória do Eczacibasi sobre o Fenerbahce por 3 sets a 0, parciais de 25-20, 25-18, 25-22.
Compare os números de Boskovic com as demais companheiras de time e tenha noção exata da diferença. A ponta turca Hande Baladin terminou com 12 acertos, seguida pela russa e também ponteira Irina Voronkova, com dez. A canhota anotou 22 pontos no ataque, um no saque e mais dois no block.
A atuação individual da sérvia fica ainda maior ao comparar com as estrelas do outro lado da quadra. A russa Arina Fedorovtseva terminou o clássico com seis pontos. A turca Meryem Boz saiu jogando como oposta titular do Fener e fez apenas três pontos. Vinda da banco de reservas, Anna Lazareva anotou nove, um a mais do que Erdem e Ana Cristina.
O técnico Zoran Terzic escalou as brasileiras Macris e Ana Cristina como titulares, apesar da limitação de três estrangeiras simultaneamente em quadra. A ponteira teve uma atuação bem consistente na derrota do Fenerbahce. Foi quem mais pontuou no bloqueio (três, sendo dois deles em Boskovic), teve algumas boas passagens pelo saque e mostrou evolução na defesa. Era a maior pontuadora da equipe com sete pontos, mas foi a “sacrificada” para a terceira parcial. O sérvio montou o trio estrangeiro com Macris, Lazareva e Fedorovtseva, bancando a jovem ponteira brasileira, colocando Ismailoglu em ação.
O Eczacibasi soube se adaptar às alterações do Fener e foi soberano do início ao fim do clássico. Na segunda rodada, o Fener buscará a reabilitação diante do Nilufer, no domingo. No mesmo dia, o Eczacibasi terá o THY pela frente.
Vale lembrar que a equipe de Boskovic caiu no grupo do Dentil/Praia Clube no próximo Campeonato Mundial de Clubes, em dezembro. Confira a tabela da competição.