O jovem oposto Alessandro Bovolenta será a novidade da Itália no Campeonato Europeu masculino. O jogador de 19 anos ganhou a vaga de Fabrizio Gironi, que vinha sendo o reserva de Yuri Romanò na posição.
A lista dos 14 inscritos no Europeu foi oficializada nesta quarta-feira (23/8) pelo técnico Ferdinando De Giorgi. Ele admitiu que a dúvida só foi esclarecida durante a participação no Torneio Memorial Wagner, vencido pela Itália, no último fim de semana, na Polônia.
– A última escolha que faltava fazer era a do oposto, queria aproveitar o Memorial Wagner para ter ideias mais claras. A escolha recaiu sobre Bovolenta, que integrou este grupo no início da temporada durante uma semana antes de assumir os compromissos com a seleção sub-21. Entre as nossas tarefas também está a de ter que fazer escolhas, me faz pensar que nós, treinadores, muitas vezes alimentamos sonhos mas infelizmente às vezes também temos que suspendê-los. Quero agradecer ao Gironi, que foi importante durante todo o verão, deu a alma a cada momento. Não foi fácil comunicar esta decisão, mas tenho mesmo de lhe agradecer pelo que tem feito. No entanto, gostaria de sublinhar que são escolhas que dizem respeito a esta competição. Tinha que escolher o que era melhor para o momento. Acho que é uma boa oportunidade para o Bovo, é um cara muito interessante e acho que é uma boa experiência para ele. Tenho certeza que será útil para nós na longa jornada que faremos no Europeu – explicou o técnico.
Alessandro é filho de Vigor Bovolenta, central com longa e vitoriosa passagem pela Azzurra nos anos 1990/2000. Vigor morreu em 2012, aos 37 anos, após passar mal durante um jogo. O filho, na época, uma criança de oito anos, dava os primeiros passos no vôlei. Alessandro já foi eleito o melhor jogador do Europeu sub-20, em 2022, e neste ano foi o melhor atacante do Mundial sub-21.
O treinador da Azzurra ainda comentou a ausência de Simone Anzani. O central teve problemas cardíacos e atualmente faz exames com o seu clube, o Civitanova, para definir os próximos passos da carreira.
– Quero dizer algumas palavras sobre Simone Anzani, que infelizmente ainda não está disponível. Ele sempre faz parte de nosso grupo e estamos muito próximos dele. Espero que ele resolva tudo logo, com certeza estará próximo de nós de alguma forma durante o Europeu, o consideramos um de nós.
Confira os 14 convocados da Itália:
LEVANTADORES
Simone Giannelli
Riccardo Sbertoli
OPOSTOS
Alessandro Bovolenta
Yuri Romanò
PONTAS
Mattia Bottolo
Daniele Lavia
Alessandro Michieletto
Tommaso Rinaldi
CENTRAIS
Gianluca Galassi
Leandro Mosca
Roberto Russo
Giovanni Sanguinetti
LÍBEROS
Fabio Balaso
Leonardo Scanferla