Nove anos depois, Brasil e Estados Unidos vão decidir, novamente, um ouro olímpico. Com uma atuação impecável, agressiva do início ao fim, o Brasil derrotou a Coreia do Sul por 3 sets a 0 – parciais de 25-16, 25-16, 25-16 -, na manhã desta sexta-feira (6.08), na Ariake Arena, pela semifinal dos Jogos de Tóquio e se juntou aos EUA que, na abertura da rodada, superou a Sérvia também em sets diretos.
Sem Tandara – que testou positivo para uma substância proibida, foi afastada pelo COB (Comitê Olímpica do Brasil) e já está voltando para o Brasil -, o Brasil entrou em quadra com Rosamaria como oposta e Macris de volta ao time titular, já completamente recuperada da torção no tornozelo sofrida na semana passada, na partida contra o Japão. Coreia do Sul e Sérvia disputam o bronze no sábado, às 21h.
Fê Garay foi a maior pontuadora do jogo, com17 pontos (13 de ataque, 3 de bloqueio e 1 de saque), seguida por Gabi, com 12, Rosamaria, com 10, Carol, 7, Natália 7, Gattaz 3 e Macris, 3. A ponteira Kim, da Coreia, terminou a partida com 10 pontos.
– Em final vale tudo. Eu acredito que a gente pode ganhar (dos EUA). Perdemos a Liga das Nações. Vamos estudar, a gente sabe do potencial de ataque delas – disse Fernanda Garay, em entrevista ao SporTV depois do jogo.
O Brasil foi muito superior que as coreanas em todos os fundamentos. Marcou 40 pontos de ataque, 15 de bloqueio, 4 de saque e cometeu 11 erros. A Coreia do Sul fez 32 pontos de ataque, 3 de bloqueio, 2 de saque e cedeu 16 pontos em erros.