Em ritmo de treino, a Seleção Brasileira Masculina derrotou a Argentina por 3 sets a 0 – parciais de 25-13, 25-19, 25-20 -, na tarde desta sexta-feira, no Ginásio do Taquaral, em Campinas (SP), no primeiro dos dois amistosos previstos no Brasil, preparatórios o Sul-Americano e a Copa do Mundo. As duas seleções voltam a se enfrentar neste sábado, a partir das 21h30, com transmissão pelo SporTV 2.
Antes dos amistosos em Campinas, Brasil e Argentina se enfrentaram duas vezes na Patagônia, na semana passada, com uma vitória para cada lado.
Os dois times vão disputar o Sul-Americano no Chile, entre os dias 10 e 14 de setembro, provavelmente com equipes mistas, e a Copa do Mundo do Japão, em outubro, dessa vez com suas forças máximas, já que o torneio asiático conta pontos para o ranking, que por sua vez influencia na distribuição dos grupos da Olimpíada de Tóquio-2020.
O técnico Renan dal Zotto escalou a Seleção Brasileira com força total. As ausências foram o oposto Wallace e o central Lucão, que pediram dispensa. Wallace só vai voltar a defender o Brasil no ano que vem. Ele pediu para não disputar a Copa do Mundo para acompanhar a gravidez da mulher. O time titular nesta quinta-feira foi: Bruninho, Alan, Flávio, Maurício Souza, Leal, Lucarelli e Thales (líbero).
Recepção
O temor da escalação de dois ponteiros com características parecidas – tanto Leal quanto Lucarelli são ponteiros de definição, e não de preparação (quando a recepção é prioridade) -, o que acabou prejudicando o passe do Brasil nas finais da Liga das Nações, em julho, não se justificou dessa vez, já que a recepção não comprometeu.
O Brasil começou o jogo arrasador, fazendo logo 5 a 1 e depois 8 a 2 no placar. Dois oito pontos brasileiros, no entanto, seis foram em erros dos rivais. Sem muito esforço, os donos da casa fecharam em 25 a 13, com boa atuação do bloqueio, principalmente do central Flávio.
Substituições
A partir do segundo set, o técnico Argentino Marcelo Mendez colocou o levantador Matias Sanches e o ponteiro Jan Martinez – dupla que vai defender o Sesc RJ na temporada 2019/2020 – em quadra e o time melhorou. Mas, o Brasil manteve a boa regularidade no saque e no ataque para fechar em 3 sets a 0.
BRASIL: Bruninho, Alan, Lucarelli, Leal, Maurício Souza, Flávio e Thales (líbero). Entraram: Cachopa e Felipe Roque. Técnico: Renan dal Zotto
ARGENTINA: Giraudo, Bruno Lima, Ramos, Gallego, Palonsky, Palacios, Danani (líbero). Entraram: Sanchez, Johansen, Martinez. Técnico: Marcelo Mendez
LEIA MAIS
+ Paulo Coco analisa o grupo do Dentil/Praia Clube no Mundial