Depois de um primeiro set nervoso, de erros no passe e precipitações na definição, a Seleção Brasileira Masculina conseguiu imprimir um bom ritmo de jogo para derrotar Porto Rico por 3 sets a 0 – parciais de 25-23, 25-19, 25-19 -, na tarde desta sexta-feira, na cidade de Varna, na Bulgária, na estreia do Pré-Olímpico.
O Brasil está no Grupo A, ao lado ainda de Egito – adversário deste sábado, às 11h (de Brasília) e da anfitriã Bulgária – provavelmente o compromisso mais difícil do torneio, domingo, às 14h30. O SporTV 2 transmite os dois jogos.
Ao todo, 24 seleções estão na briga pela vaga para os Jogos de Tóquio. São seis grupos com quatro seleções cada, que se enfrentarão em jogo único. O primeiro colocado de cada chave conquistará a vaga olímpica. Quem não se classificar nesse fim de semana, terá uma nova chance em competições continentais, em janeiro. Japão, anfitrião dos Jogos, é o único já classificado.
O Brasil vem de um torneio amistoso disputado na Polônia, na semana passada, no qual foi campeão, e que serviu para o técnico Renan dal Zotto definir o time titular. Depois dos erros de recepção na fase fina da Liga das Nações – a Seleção ficou fora do pódio e terminou em quarto lugar, após as derrotas para os Estados Unidos, por 3 a 1, na semifinal, e para a Polônia, por 3 a 0, na disputa do bronze -, o treinador optou por Maurício Borges como ponteiro-passador titular ao lado de Lucarelli. Leal ficou no banco.
Titulares
O time titular foi: Bruninho, Wallace, Lucarelli, Maurício Borges, Isac, Flávio e Thales (líbero). Entraram: Maurício Souza, Cachopa, Alan e Douglas Souza. Lucão foi poupado. Leal não entrou e o líbero Maique entrou no terceiro set. Renan está nitidamente testando jogar com apenas um líbero, situação que deve ocorrer na Olimpíada do ano que vem.
Lucarelli foi o maior pontuador do jogo, com 14 pontos, seguido por Isac (13), Wallace (12), Flávio (6), Maurício Borges (4), Maurício Souza (2), Alan (2), Bruninho (1) e Cachopa (1). Pelo lado de Porto Rico, os destaques foram o ponteiro Pablo Guzman, com 12 pontos e o oposto Maurice Torres, com 11.
O Brasil marcou 49 pontos de ataque, 7 de bloqueio, 4 de saque e contou com 14 pontos em erros do rival. Porto Rico fez 35 pontos de ataque, 2 de bloqueio, 3 de saque e contou com 22 pontos cedidos pelos brasileiros.
Confira os grupos do Pré-Olímpico:
GRUPO A: Brasil, Bulgária, Porto Rico e Egito
GRUPO B: Holanda, Bélgica, Estados Unidos e Coreia do Sul
GRUPO C: Sérvia, Itália, Austrália e Camarões
GRUPO D: França, Polônia, Tunísia e Eslovênia
GRUPO E: Rússia, Cuba, Irã e México
GRUPO F: China, Canadá, Argentina e Finlândia