Com altos e baixos em quadra, o Brasil perdeu para a Bulgária no tie-break, nesta terça-feira (08), e deu adeus ao título do Campeonato Mundial Sub-19. Em San Juan, na Argentina, os europeus conseguiram a virada, com parciais de 25-17, 19-25, 23-25, 25-14 e 15-9.
O time comandado por Luiz Carlos Rodrigues, o Kadylac, teve Bryan Lucas como grande arma ofensiva. Com 30 acertos, ele foi o maior pontuador do jogo. Chama a atenção a discrepância em relação aos demais jogadores. Depois do oposto, quem mais marcou para a Seleção foi o central Henrique, com oito acertos.
A Seleção ainda volta à quadra para disputar a repescagem do 9º ao 16º lugar, nesta quarta-feira (09), contra Porto Rico, às 12h (de Brasília).
Início arrasador da Bulgária
No primeiro set, o levantador búlgaro Simeon Nikolov, de 17 anos, foi o grande destaque. Ele fez sete pontos, sendo dois de ataque e cinco de saque. O fenômeno já chegou a marcar 16 pontos em um jogo deste Mundial. Muito por conta desse desempenho, a equipe europeia fechou o primeiro set em 25 a 17.
A segunda etapa teve o brilho de Bryan. O empate persistiu por muito tempo, mas, aos poucos, o Brasil foi abrindo vantagem, como quando fez 17 a 15, e fechou em 25 a 19.
O terceiro set começou com vantagem dos búlgaros. O Brasil chegou a estar perdendo por 19 a 18, mas virou o jogo. O triunfo, por 25 a 23, foi selado após bom saque de Bryan e bloqueio de Henrique e Diogo.
Apagão e eliminação
No quarto set, o Brasil sofreu um “apagão”, mesmo com o oposto em quadra. A Seleção até deu esperanças quando estava perdendo por 9 a 6 e esboçou uma reação. No entanto, os búlgaros emplacaram 10 pontos seguidos, abriram 19 a 7 e fecharam em 25 a 14.
O golpe foi sentido pelos brasileiros, que ficaram atrás do placar até o final do tie-break: 15 a 9.