O vôlei feminino do Brasil está garantido na briga por medalhas dos Jogos Pan-Americanos de Santiago (CHI). Nesta segunda-feira (23/10), terceira vitória na primeira fase, novamente por 3 sets a 0, desta vez sobre Porto Rico, parciais de 25-15, 25-22 e 25-21.
O resultado manteve os 100% de aproveitamento da Seleção Brasileira no Grupo A, que avançou para as semifinais. Já Porto Rico, mesmo com a derrota, disputará as quartas de final, esperando o rival da outra chave ao fim dos jogos do dia, provavelmente México ou Chile.
O técnico Paulo Coco repetiu a escalação das rodadas anteriores, com Naiane, Sabrina, Maiara Basso, Helena, Lorena, Larissa e Laís. Pela terceira vez no Pan, Sabrina foi a maior pontuadora do Brasil. Foram 18 pontos da oposta do Sesc RJ Flamengo: 15 no ataque (57% de aproveitamento), um no bloqueio e dois no saque.
Com exceção de um momento de instabilidade no segundo set, o Brasil foi dominante. As caribenhas erraram demais na partida, dando 23 pontos de graça para as brasileiras. A partir da reta final da mesma segunda parcial, Coco deu oportunidades para algumas reservas, como Aline Segato, Tainara e Luzia. O time passou a ter mais dificuldades na virada de bola, mas fechou com ataques de Maiara Basso e Sabrina, de volta à quadra.
Com a formação titular de volta no terceiro set, o Brasil, mesmo uma atuação de encher os olhos. Para os jogos decisivos, um aspecto a ser melhorado no time brasileiro: o aproveitamento das ponteiras no ataque. Nesta segunda-feira, Maiara Basso terminou com 28%, após melhorar no último set, enquanto Helena teve 18%.