Na noite deste domingo, jogando em Tacna (PER), a Seleção Brasileira sub-21 masculina faturou o título do Sul-americano da categoria. A 25ª edição do torneio reuniu na final as duas maiores potências da modalidade continental: Brasil e Argentina. Agora foi a vez dos brasileiros vencerem por 3 sets a 0, parciais de 29-27, 25-19 e 25-20, e levantarem o caneco.
E teve um gostinho de revanche. Recentemente a Argentina derrotou o Brasil na final do Sul-Americano sub-19 também em sets diretos.
A equipe comandada pelo técnico Guilherme Novaes fez uma campanha perfeita, conquistando o título de forma invicta e sem perder um único set. Ao longo da competição foram quatro jogos e quatro vitórias sobre Bolívia, Chile, Peru e Argentina.
O oposto Samuel finalizou a decisão com 18 acertos e foi o maior pontuador. Arthur Bento e Lukas Bergmann vieram logo atrás com 13 e 10 pontos, respectivamente. Pelo lado da Argentina, o oposto German Gómez foi quem mais se destacou com 15 pontos.
Muito mais que o título, a geração anima a quem assiste aos jogos. Talentos como os ponteiros Arthur Bento e Lukas Bergmann, o oposto Samuel, os centrais Maicon e Thiery, o levantador Gustavo e o líbero Filipe, que formaram a base titular durante o torneio. Com esse embalo, a Seleção espera conseguir um bom desempenho no grande objetivo, o Mundial da categoria, que acontecerá no próximo ano. A medalha de prata também garante aos hermanos a vaga no Mundial. Fechando o pódio, a seleção chilena terminou na terceira colocação.
Por Robson Leal, em colaboração ao Web Vôlei