Sob o comando da campeã olímpica Fofão, o Brasil disputa a partir deste sábado o Campeonato Mundial Feminino sub-17 de vôlei, em Lima, capital do Peru. A competição terá a participação de mais 15 equipes: Argentina, Canadá, China, Croácia, Equador, Egito, Itália, Japão, México, Peru, Porto Rico, República Dominicana, Tailândia, Taiwan e Turquia.
Eles estão divididos em quatro grupos, com todos passando para as oitavas de final, com jogos eliminatórios a partir desta fase até a final. A posição na classificação do grupo determina ao emparceiramento das equipes nos playoffs.
A edição inaugural da competição terá todos os jogos transmitidos gratuitamente pela Volleyball World. A estreia brasileira acontece hoje, 21h30, contra as donas da casa. Confira a tabela completa do Mundial.
No elenco do Brasil sub-17, existe uma grande curiosidade para ver um trio de ponteiras: as irmãs Laura e Marina Maccarone e Duda Zeni.
Duda é a mais baixa (1,84m) e mais experiente do trio, tendo nascido em 2008 e jogando atualmente nas categorias de base do Barueri. Marina, por sua vez, é a mais nova do elenco de 12 jogadoras, com apenas 14 anos. Ela tem 1,88m e defende o Sesi Bauru, assim com Laura, mais alta (1,92m) e um ano mais velha.
Confira os grupos da primeira fase:
GRUPO A
Brasil
Canadá
Peru
República Dominicana
GRUPO B
China
Equador
Tailândia
Turquia
GRUPO C
Argentina
Egito
Itália
México
GRUPO D
Croácia
Japão
Porto Rico
Taiwan
Conheça o elenco brasileiro:
LEVANTADORAS
Maria Eduarda Lima (Pinheiros)
Mariana Carvalho (Flamengo)
OPOSTAS
Vallentina Biondo (Juventus-RS)
Heloísa Andrade (Pinheiros)
PONTAS
Laura Maccarone (Sesi Bauru)
Duda Zeni (Barueri)
Marina Maccarone (Sesi Bauru)
Gabrielly Letícia (Mackenzie)
CENTRAIS
Mariana Medeiros (Paineiras-SP)
Lívia Lins (Barueri)
Rosana Prynsthon (Recife)
LÍBERO
Maili Ballard (Flamengo)