O Brasil terminou em quinto lugar no Campeonato Mundial sub-17 feminino, em Lima, no Peru. Neste sábado (24/8), as comandadas por Fofão venceram as donas da casa por 3 sets a 1, parciais de 25-13, 25-20, 24-26 e 25-7.
Na véspera, as peruanas haviam vencido a Turquia pelo “torneio de consolação”, enquanto as brasileiras passaram pelas mexicanas.
O trio de extremidades do time do Brasil liderou na pontuação nesta despedida. A oposta Heloisa terminou com 17 acertos, seguida pelas ponteiras Laura Maccarone e Duda Zeni, com 14 e 13 pontos, respectivamente.
Nos fundamentos, como acontecido em grande parte do Mundial, mais uma boa performance do Brasil no bloqueio. Foram 16 pontos (quatro da levantadora Maria Eduarda, de 1,70m, e mais quatro da oposta Vallentina, de apenas 14 anos), contra apenas um das peruanas. Apesar da derrota, o time dirigido pelo brasileiro Antonio Rizola foi aplaudido pela torcida que lotou o Coliseu Eduardo Dibos.
Na campanha neste primeiro Mundial sub-17, a Seleção Brasileira venceu todos os jogos da primeira fase (Peru, República Dominicana e Canadá), derrotou o Egito nas oitavas e perdeu para Taiwan nas quartas, ficando fora da disputa por medalha. No “torneio de consolação”, triunfos sobre México e Peru.