De luto, após a notícia da trágica morte da ex-central da Seleção Brasileira Walewska, na noite desta quinta-feira (21/9), em São Paulo, o Brasil perdeu para a Turquia na madrugada desta sexta, em Tóquio, no Japão, pela antepenúltima rodada do Pré-Olímpico Feminino de Vôlei. A derrota por 3 sets a 0 – parciais de 25-21, 29-27, 25-20 – complica a situação do time do técnico José Roberto Guimarães na competição.
Com o resultado, o Brasil precisa vencer seus próximos dois compromissos – Bélgica, neste sábado, e Japão, no domingo – e torcer para que a Turquia vença as japonesas neste sábado. Dessa forma, teoricamente, Brasil e Japão brigariam pela segunda colocação no Grupo B. Os dois primeiros colocados da chave garantem vaga nos Jogos de Paris-2024. Se não conseguir a vaga no Pré-Olímpico, o Brasil provavelmente vai aos Jogos da França pelo ranking.
O trio ofensivo turco formado por Vargas, Erdem e Karakurt teve grande atuação. A oposta Melissa Vargas foi a maior pontuadora do jogo com 19 acertos. A meio de rede terminou o jogo com 16. Pelo Brasil, apenas Gabi conseguiu ser efetiva entre as jogadoras de bolas de segurança, com 14 pontos. Rosamaria terminou o jogo com 10. Julia Bergmann só conseguiu pontuar pela primeira vez no terceiro set e foi o seu único ponto no jogo.
O melhor momento do Brasil foi no segundo set, quando perdia por 24 a 19 e conseguiu empatar em 24 a 24, mas não conseguir virar a parcial para empatar o jogo. Em um dia tão triste, o time mostrou força emocional para tentar reverter momentos complicados.
A Turquia venceu o duelo no ataque e no bloqueio. Foram 53 pontos de ataque das turcas contra 36 do Brasil e 14 bloqueios do time europeu contra 4 da equipe verde-amarela.
O Brasil enfrenta a Bélgica neste sábado, às 4h (horário de Brasília), com transmissão pelo SporTV. Na sequência, Turquia e Japão jogam com transmissão pelo SporTV e também pelo canal no WebVôlei no YouTube.
BRASIL: Roberta, Rosamaria, Thaisa, Diana, Gabi, Julia Bergmann e Nyeme (líbero). Entraram: Kisy, Naiane, Tainara, Pri Daroit, Natinha. Técnico: José Roberto Guimarães
TURQUIA: Ozbay, Vargas, Erdem, Gunes, Karakurt, Baladin e Orge (líbero). Entrou: Aykac. Técnico: Daniele Santarelli