O Brasil está na final do torneio masculino de vôlei nos Jogos Pan-Americanos de Santiago, no Chile. Na noite desta sexta-feira (3/11), a Seleção Brasileira derrotou a Colômbia por 3 sets a 0 – parciais de 26-24, 25-18, 25-15 – e vai disputar o título da competição com a Argentina, que eliminou Cuba na outra semifinal por 3 sets a 1. A decisão será neste sábado, às 20h, com transmissão pelo YouTube do Time Brasil e pela Cazé TV.
O oposto Darlan foi o maior pontuador do jogo, com 18 pontos (16 de ataque, 1 de bloqueio e 1 de saque). Judson foi outro destaque do Brasil na partida com 10 acertos. O oposto Iarrahondo foi quem mais pontuou para a Colômbia: 13 vezes.
O Brasil não conquista do Pan-Americano desde a edição de 2011, em Guadalajara, quando bateu Cuba na decisão. Em Toronto-2015 o time brasileiro perdeu a final para a Argentina e, em Lima-2019, ficou com o bronze, depois de ter sido eliminado por Cuba na semifinal.
O técnico Giuliano Ribas, o Juba, escalou o Brasil com o mesmo time titular dos últimos jogos no Pan, com o levantador Matheus Brasília, o oposto Darlan, os centrais Otávio e Judson, os ponteiros Honorato e Adriano e o líbero Maique.
A Colômbia, comandada pelo brasileiro Jorge Schmidt, comandou o placar durante boa parte do tempo no primeiro set. Ansioso, o Brasil errou muitos ataques e saques. Na reta final, no entanto, a partir do 20º ponto, a Seleção Brasileira encaixou os contra-ataques e virou, para vencer pela diferença mínima, em 26 a 24. Nos dois sets seguintes, o Brasil impôs a sua superioridade ofensiva e não teve dificuldades para fechar o jogo em 3 a 0.