A campanha do Brasil no Campeonato Mundial feminino de 2022 tem feito nomes de peso do mundo do vôlei tirarem o chapéu para José Roberto Guimarães e suas comandadas. Após a vitória sobre a Itália por 3 a 1, na semifinal desta quinta-feira, o tricampeão olímpico ganhou elogios do turco Ferhat Akbas.
O treinador do Eczacibasi, um dos principais times da Turquia, e da seleção da Croácia, participante deste mesmo Mundial, rasgou elogios ao companheiro de profissão brasileiro.
– Todo o mundo do vôlei precisa tirar um tempo para mostrar respeito ao técnico Zé Roberto. Ele é o único treinador que encontrou um caminho para permanecer no pódio das mais importantes competições mundiais desde o início dos anos de 1990 até agora em 2022. Muito respeito”, escreveu Akbas, nas redes sociais.
Já o espanhol Cesar Hernandez, treinador da seleção da Coreia do Sul e assistente do Vakifbank, postou uma foto do elenco do Brasil com a legenda: “trabalho de equipe”.
A oposta Alexia Carutasu, a romena naturalizada turca do Vakifbank, escreveu: “Que jogo! Um dos melhores que já assisti. Parabéns aos dois times”.
Já a levantadora Naz Akyol, ídolo do vôlei turco, pediu: “Queria que esse jogo tivesse dez sets”.
Na entrevista pós-derrota, o italiano Davide Mazzanti fez uma análise da semifinal:
– Foi um jogo muito difícil para nós, imediatamente percebemos que seria um jogo difícil – admitiu. – Mesmo quando assumimos a liderança, a sensação era de que nunca era suficiente. Isso foi o que mais pesou e não nos fez jogar com as decisões certas.