O Brasil enfrenta a Holanda, na madrugada de quinta-feira – à meia-noite, horário de Brasília -, pela segunda rodada da terceira semana da VNL com o desafio de ter de parar o oposto Nimir Abdel-Aziz, melhor sacador da VNL 2023 até agora, com 23 aces, maior maior pontuador da competição, com 184 pontos, sendo o atleta com mais pontos de ataque, com 156 pontos no fundamento e 52% de aproveitamento.
A Seleção Brasileira vem de uma derrota para a Itália, por 3 a 1, de virada, esta terça-feira, resultado que custou a terceira colocação. O time do técnico Renan Dal Zotto perdeu o posto para a Argentina – que derrotou a Sérvia. Agora, o Brasil ocupa o quarto lugar com 6 vitórias em 9 jogos e 19 pontos.
Enfrentar o melhor sacador da VNL é um desafio para o Brasil, que tomou 13 pontos de saque na derrota para a Itália hoje, 9 deles em cima do ponteiro Lucarelli, caçado no fundamento pelos atuais campeões mundiais. A Holanda venceu, até agora, na VNL, Cuba (3 a 0); Alemanha(3 a 0); China (3 a 0), Irã (3 a 2) e nesta madrugada o Canadá (3 a 1).
Depois da Holanda, o Brasil enfrenta a Polônia, bicampeã mundial (2014 e 2018), sexta-feira, e encerra a sua participação na fase classificatória da VNL contra a China, sábado. Os chineses venderam caro a derrota para o líder Japão hoje, perdendo apenas no tie-break.
Na fase final, na Polônia, entre os dias 19 e 23, o Brasil poderá contar com o ponteiro Leal, que se apresentou na última segunda-feira no Centro de Treinamento de Saquarema.