Parecia outra seleção em quadra. Depois de uma atuação extremamente desorganizada na derrota por 3 sets a 0 para Cuba, sábado, pelas semifinais do Pan-Americano de Lima, no Peru, o Brasil entrou ligado e com uma postura bem mais agressiva do que vinha mostrando até então na competição, para derrotar o Chile por 3 sets a 0 – parciais de 25-12, 25-19, 25-21 -, e faturar a medalha de bronze no torneio.
Argentina e Cuba disputam o ouro daqui a pouco, a partir das 22h30 (de Brasilia), com transmissão pelo SporTV 2 e a Record News.
Foi a melhor apresentação do Brasil neste Pan. Kadu saiu do banco de reservas a partir do jogo contra os Estados Unidos, no encerramento da fase classificatória, para ser o melhor ponteiro entre os que foram para Lima. A bola entre Thiaguinho e Lucas Lóh não encaixou. O ponteiro do Sesi SP fez uma boa competição, mas sofreu com a falta de entrosamento com o levantador brasileiro.
Alguns jogadores deixam o Pan em alta: além de Kadu, o líbero Rogerinho foi muito bem no fundo de quadra, varrendo o chão nas defesas muito seguro no passe. O central Matheus Bispo foi outra grande revelação, mostrando que estamos bem de jogadores nesta posição. O ponteiro Honorato entrou bem nas poucas chances que teve.
Abouba foi o desafogo do Brasil, recebendo bolas difíceis de virar, com o bloqueio pesado, já que em muitos momentos – principalmente nas primeiras partidas – Thiaguinho abdicou das jogadas com o meio e com as pontas e massacrou o oposto na distribuição. O central Cledenilson jogou muito pouco. O levantador Carísio foi bem quando entrou e merecia ter tido mais chances. Contra Cuba, principalmente, depois que ele entrou durante o tempo técnico do terceiro tempo, o Brasil passou a jogar bem melhor. Mas, os cubanos já venciam por uma vantagem de cinco pontos.
O técnico Marcelo Fronckowiak escalou o time titular com Thiaguinho, Abouba, Éder, Matheus Bispo, Lucas Lóh, Kadu e Rogerinho (líbero). Carísio, Honorato e Felipe Roque entraram.
Kadu foi o maior pontuador do jogo, com 18 pontos, seguido, entre os pontuadores brasileiros, por Abouba (10), Éder (7), Matheus Bispo (7), Lucas Lóh (7), Thiaguinho (2) e Honorato (1). No Chile, o destaque foi o ponteiro Vicente Parraguirre, com 12 pontos.