O Brasil não deverá ter moleza na segunda fase do Campeonato Mundial feminino sub-20 de vôlei. Neste domingo, foram definidos os oito classificados. A formação dos dois grupos da próxima etapa da competição, porém, ainda não foi oficializada pela Federação Internacional.
De acordo com o regulamento, as novas chaves são formadas com os dois melhores dos Grupos A e C de um lado, e os classificados do B e D no outro.
Caso isso seja confirmado, sem algumas alteração por conta da pandemia do coronavírus, por exemplo, a equipe dirigida por Hairton Cabral terá pela frente Holanda, Estados Unidos e Rússia. No outro grupo, estariam Sérvia, República Dominicana, Itália e Polônia. As partidas recomeçarão na terça-feira, com a tabela sendo divulgada amanhã.
As holandesas, por sinal, foram responsáveis pelo fim da invencibilidade brasileira no Mundial, com triunfo de virada hoje por 3 sets a 1, parciais de 22-25, 25-21, 25-16 e 27-25, em Roterdã (HOL).
O Brasil não conseguiu parar Elles Dambrink. Ela terminou com 31 pontos: 23 no ataque, dois no bloqueio e seis no saque.
Além do desempenho individual marcante de Dambrink, a partida mostrou uma Seleção Brasileira com poucas variações de ataque, facilitando demais a marcação do block e da defesa holandesas. Em vários momentos, como na reta final da quarta parcial, quando o Brasil teve quatro set points, a repetição pelo mesmo tipo de ataque, pela entrada da rede, foi decisiva para a virada das donas da casa.
– O importante nessa fase é a classificação. Conseguimos a classificação já no primeiro jogo contra a Argentina, depois sabíamos que o jogo contra Ruanda seria mais tranquilo, e hoje o jogo foi só para ordenamento do primeiro e segundo lugar da chave, que não alterava muita coisa. Agora formam mais dois grupos de quatro times, nessa fase são mais dois classificados para a semifinal (por grupo), e agora todo jogo é importante. Hoje foi para testar algumas possibilidades que estávamos querendo, colocar todo mundo no ritmo de jogo, em um jogo mais duro, para, no caso de uma necessidade na próxima fase, estar todo mundo pronto para atuar – analisou o técnico Hairton Cabral.
Stephany, com 12 acertos, liderou o Brasil na pontuação.
Grupo E (Roterdã-HOL)
Brasil
Holanda
Estados Unidos
Rússia
Grupo F (Kortrijk-BEL)
Sérvia
República Dominicana
Itália
Polônia