O primeiro passo rumo aos Jogos Olímpicos de Paris foi dado pela Seleção Brasileira feminina de vôlei. Na madrugada deste sábado (16/9), vitória sobre a Argentina por 3 sets a 0, parciais de 25-17, 25-20 e 25-22, com uma maior dificuldade no terceiro set, quando viu as rivais sul-americanas à frente do placar algumas vezes.
Na próxima madrugada, novamente às 4h (de Brasília), mais um confronto sul-americano pela frente, diante do Peru, com transmissão do Sportv e do streaming da Volleyball World.
A oposta Kisy foi a maior pontuadora do jogo, com16 pontos (15 de ataque e 1 de bloqueio). Outros destaques do Brasil foram Gabi, com 12 (9 de ataque, 2 de bloqueio e 1 de saque), Thaisa, com 11 (10 de ataque e 1 de bloqueio), Carol com 11 (6 de ataque e 5 de bloqueio) e 8 de Júlia Bergmann, todos de ataque. Herrera foi a maior pontuadora do confronto, com 6 pontos no fundamento e foi também a maior pontuadora da Argentina, com 15 acertos (8 de ataque e 1 de saque).
A estreia mostrou Roberta distribuindo bem as jogadas e de forma homogênea, buscando jogar com velocidade e acionando bastante Thaisa e Carol. A bola pipe com a Gabi também saiu. O saque brasileiro deixou a desejar em alguns momentos. No primeiro set pelo número de erros e na sequência por ter sido pouco efetivo. A recepção verde-amarela também sentiu nos momentos em que a Argentina foi para o tudo ou nada no saque.
No primeiro set, o Brasil errou bastante e mesmo assim foi dominante. Foram nove pontos dados de graça para as hermanas, a maioria no saque. Mesmo com essa quantidade bem acima do aceitável, a equipe de José Roberto Guimarães se impôs no ataque, com 19 pontos, sete deles da oposta Kisy. A virada de bola do Brasil caiu um pouco nas duas parciais seguintes e as mudanças do técnico argentino Daniel Castellani surtiram efeito. No terceiro set, o passe ficou irregular e o ataque brasileiro teve dificuldades para pontuar, Gabi não recebeu muitas bolas e Julia Bergmann, por outro lado, foi mais acionada por Roberta, o que pode ter sido uma decisão do técnico José Roberto Guimarães, já que a Gabi vem se recuperando de uma lesão no joelho.
Brasil: Roberta, Kisy, Gabi, Julia Bergmann, Carol, Thaisa e Nyeme (líbero). Entraram: Naiane, Rosamaria, Pri Daroit. Técnico: José Roberto Guimarães.
Argentina: Mayer, Cugno, Bulaich, Nizetich, Farriol, Herrera e Rizzo (líbero). Entraram: Pelozzo, Vera, Mercado. Entraram: Salinas, Nosach, Graff. Técnico: Daniel Castellani.