O Brasil estreou com vitória tranquila e segura no torneio masculino de vôlei dos Pan-Americanos sobre a Colômbia por 3 sets a 0 – parciais de 25-20, 25-17, 25-10 -, na manhã desta segunda-feira (30/10), em Santiago, no Chile. Nesta terça-feira, a equipe comandada pelo técnico Giuliano Ribas, o Juba – assistente técnico da Seleção Brasileira no Pré-Olímpico e também do Vôlei Renata – enfrenta o México, às 13h30. Cuba será a rival na quarta-feira, às 10h30, encerrando a fase classificatória da competição. Os jogos serão transmitidos pelo YouTube do Canal Brasil e também na Cazé TV.
Juba escalou o Brasil com o levantador Brasília, o oposto Darlan, os centrais Otávio (capitão) e Judson, os ponteiros Honorato e Adriano e o líbero Maique. Thiaguinho e Felipe Roque entraram na inversão do 5 x 1. Lukas Bergmann entrou no final da partida. Darlan foi o maior pontuador do jogo com 16 pontos (9 de ataque, 5 de saque e 2 de bloqueio). Adriano fez 10.
Os argentinos são os atuais campeões da competição – venceram as duas últimas edições. O Brasil ficou com a terceira colocação no Pan de Lima, em 2019 e em segundo no Pan de Toronto, em 2015. O último título brasileiro foi no Pan de 2011, em Guadalajara, quando bateu Cuba na decisão.
O destaque da Colômbia, comandada pelo técnico brasileiro Jorge Schmidt, foi o oposto Gustavo Iarrahondo, com 9 pontos. O Brasil jogou bem do início ao fim e imprimiu um ritmo de jogo forte no saque, principalmente, o que facilitou a marcação do bloqueio e a construção dos contra-ataques.
Ainda hoje, pelo Grupo A, Cuba enfrenta o México às 13h30. Pelo Grupo B, a Argentina tem pela frente Porto Rico, às 17h30, e o anfitrião Chile recebe a República Dominicana. Todos os horários são de Brasília. Estados Unidos e Canadá optaram por não disputar os torneios de vôlei nesta edição do Pan-Americano. A expectativa é por uma final entre Brasil e Argentina.